Oficina Modelo do Senai é exibida durante a VUCFAIR
Quem visitar a 1ª edição do Salão dos Veículos Comerciais Leves (VUCFAIR), que acontece entre os dias 18 e 21 de novembro, no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo (SP), terá a oportunidade de conferir de perto uma oficina modelo, criada e desenvolvida pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o objetivo de simular o funcionamento de uma oficina com serviços que seguem os padrões de qualidade exigidos pelo mercado. No estande serão desenvolvidas tarefas como diagnóstico de motores, transmissão, sistema de injeção eletrônica e sistema de freios, com professores capacitados que irão orientar grupos de alunos do próprio Senai a realizarem suas tarefas.
Ainda no estande haverá um espaço para que os visitantes possam conferir tudo que está sendo realizado na prática. De acordo com Alexandre Muller, coordenador técnico da Senai do Ipiranga, “a oficina modelo traz equipamentos de ponta, conta com a organização, a padronização, a limpeza e os procedimentos exigidos pelo mercado”.
“Nosso intuito é também fazer a orientação sobre as possibilidades da capacitação dos profissionais que trabalham ou desejam trabalhar nessa área, incluindo itinerários formativos, além de mostrar como melhorar as condições das oficinas existentes”, comenta Muller.
O Senai conta com vários cursos de diversos níveis desde o básico (Mecânico Automobilístico, Auxiliar Mecânico Automotivo, Eletricista Automotivo, etc.), Médio ( Técnico em Manutenção Automotiva) e Superior (Tecnólogo em Sistemas Automotivos). Além disso, existe um projeto em andamento de um curso de pós-graduação em motores de combustão interna. Das 90 escolas SENAI no estado de São Paulo, 26 escolas atendem à área automotiva.
Ainda segundo Muller, “escolhemos a VUCFAIR por ser um mercado bastante promissor no País, com muito potencial. Isso significa que serão necessários profissionais qualificados para fazer a manutenção do segmento que tem inclusive suas variações, já que o mercado oferece desde veículos movidos à gasolina até os movidos a Diesel. E nossa intenção é justamente esta, estar na feira para divulgar as formas de capacitação desses profissionais”.