24 Horas de Le Mans – Conheçam a fundo tudo o que envolve a mística pista e sua histórica prova.
Amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que apresentaremos um excelente texto do amigo, Leonardo Tellerman, aonde você que não conhece tudo o que envolve a prova, saberá um pouco de tudo que envolve a prova.
Parabéns amigo, neste final de semana teremos cobertura completa pelo portal da Veloxtv, com reportagens diretas do autódromo e entrevistas exclusivas; além da transmissão ao vivo.
1 – História:
Em 1920, o Automobile Club de l’Ouest pôs em obra a realização de uma competição cujo caráter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a criação de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência. Durante a prova, equipes de dois Pilotos por carro vão-se alternando dia e noite. A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans, no departamento da Sarthe. Hoje, as 24 Horas de Le Mans têm lugar cada ano em Junho. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.
Estamos na 84° edição e não na 94°, por que? Em 1936 devido a greve geral na França não tivemos GP e de 1940 até 1948 também não teve devido a 2° grande guerra.
2 – Circuito:
O circuito tem uma extensão de 13650 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar voo nesse trecho!!!!!!!!!. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h por um WM-Peugeot em 1988), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.
O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com nove sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezesete. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas pertencia desde 1971 ao Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep, que percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h. Nessa altura o circuito não tinha chicanes. Tal recorde foi batido pelo O Audi R15 TDi em 2010, designado como carro #9, que completou um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5.410,713 km
3 – Categorias atuais: (2016)
LMP1 (Le Mans Protótipos 1) – 9 carros
LMP2 (Le Mans Protótipos 2) – 23 carros
LM GTE Pro (Gran Turismo Endurance – pilotos profissionais)
LM GTE Am (Gran Turismo Endurance – pilotos amadores com um profissional) – 27 carros nas GTEs
Projeto Garage 56 – 1 carro
4 – Pilotos com mais vitórias:
Tom Kristensen (Dinamarca) – 9 (1997, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2013)
Jacky Ickx (Bélgica) – 6 (1969, 1975, 1976, 1977, 1981, 1982)
Derek Bell (Grã Bretanha) – 5 (1975, 1981, 1982, 1986, 1987)
Frank Biela (Alemanha) – 5 (2000, 2001, 2002, 2006, 2007)
Emanuele Pirro (Itália) – 5 (2000, 2001, 2002, 2006, 2007)
5 – Vitórias por países:
Reino Unido – 30
França – 29
Alemanha – 18
Estados Unidos – 12
Itália – 11
6 – Vitórias por marcas:
Porsche – 17
Audi – 13
Ferrari – 9
Jaguar – 7
Bentley – 6
Um pequeno texto daquele que vos escreve:
Sou um calouro em Le Mans. Me parece algo mais que grandioso. Me parece a maior prova do mundo. Todas as demais categorias principais de motores do mundo (exceção à F1) não tem atividades neste fim-de-semana para reverenciar ou no mínimo assistir Le Mans.
Nunca tivemos um brasileiro vencedor. De longe o maior de todos brazucas foi Raul Boesel, campeão da Endurance em 1987 mas 5° em Le Mans. Nunca um brazuca subiu ao pódio em Le Mans.
Michael Schumacher correu Le Mans – foi em 1991 (antes da estréia na F1) e foi 5° colocado. Detalhe: APENAS foi dele a VMR daquele ano.
Nelson Piquet também correu Le Mans e agora Piquet Jr segue seus passos.
Em 1955, a pior tragédia de Le Mans. Morreram 84 expectores e o piloto Pierre Levegh. Como foi o acidente: Mike Hawthorn se dirigia aos boxes com seu Jaguar, quase colide com o Austin-Healey de Lance Macklin, que para o evitar desviou para a esquerda sendo atingido pelo Mercedes do piloto francês Pierre Levegh, que vinha logo atrás.
Ocorreu então, um grande estrondo, com o carro de Levegh passando por cima de Macklin, batendo na barreira e começando a pegar fogo. O francês morreu na hora e pedaços do carro dele voaram sobre o público. Entre as principais causas, foi constatado que várias partes do carro de Levegh eram feitas de magnésio, o que teria facilitado o incêndio. Entretanto, a direção de prova não interrompeu a prova, vencida por Hawthorn e Ivor Bueb.
Mas em respeito a fatalidade, Juan Manoel Fangio e Stirling Moss que venciam a prova estacionaram seus carros e voltaram à pé para os boxes. Que por sinal nunca venceram Le Mans. A vida contou mais que o triunfo.
Por fim: teremos 6 brazucas este ano e vejo Lucas di Grassi com boas chances de vitória. Seu Audi é bem construído. Mas quem sabe Piquet Jr e sua Rebbelion tb?
Ia esquecendo: Não tivemos ainda a prova deste ano mas já temos o vencedor (e ninguém apostou nele). Trata-se do francês Frédéric Sausset com o bólido #84. Um ser humano quadriamputado (isto mesmo que vocês lêem: ele não tem mãos nem pés mas tem no sangue o automobilismo. Para mim já ganhou. Ganhou a persistência, ganhou a superação, ganhou minha torcida. Go #84!!!!