12 Horas de Tarumã: Marcelo Vianna vai ao pódio na categoria P3.
Diversos problemas mecânicos no protótipo MCR da equipe Satti Racing impediram que o piloto Marcelo Vianna faturasse a primeira vitória nas 12 Horas de Tarumã, uma das provas mais tradicionais do automobilismo brasileiro. Na categoria P3, destinada a protótipos com motores 2.0 e 8 válvulas, o trio formado por Vianna, Hardy Kohl e Lucas Kohl foi obrigado a parar pelo menos três vezes por conta de imprevistos no equipamento e deixou a briga pela vitória. Mesmo assim, a equipe conseguiu superar os problemas e terminou a corrida na terceira posição.
Com experiência de um ano de prova, Vianna sabe que para triunfar numa corrida de longa duração é necessário apresentar uma estratégia bem definida. Poupar o equipamento, de acordo com o piloto, é condição primordial. Com um tempo mais de um segundo e meio mais rápido do que o segundo colocado no treino que definiu o grid de largada, o trio estava bastante confiante em conquistar a vitória que escapou por pouco no ano passado, principalmente por conta do trabalho realizado pela equipe antes do início das atividades do fim de semana.
No entanto, tudo começou a mudar ainda na primeira hora de corrida. Um problema na mangueira do radiador obrigou o MCR a entrar nos boxes. Depois, uma roda solta também fez com que o carro fosse novamente para o pit. Até que a explosão do motor na metade da corrida tirou o trio definitivamente da briga pela vitória. Lucas Kohl ainda conseguiu levar o protótipo para os boxes e os pilotos ficaram parados por quase duas horas para a equipe fazer a troca do propulsor, perdendo cerca de 100 voltas e caindo para o fundo do pelotão.
Escalado para o trecho final e com ritmo forte nas últimas horas de corrida, Vianna conseguiu recuperar parte do tempo perdido, ganhou posições importantes e foi o responsável por levar o carro ao último degrau do pódio. Mesmo com os problemas mecânicos, o piloto considerou o resultado positivo e concluiu mais uma etapa em sua curta carreira no automobilismo. Vianna cogita disputar novamente os campeonatos de Endurance no ano que vem.
Marcelo Vianna: “Estávamos muito rápidos e tínhamos potencial para disputar a ponta. No entanto, vários problemas no carro nos tiraram qualquer chance de vitória. Lamentamos porque o carro estava ótimo de acerto e guiamos bem nas 12 horas de prova. O terceiro lugar foi bom devido às circunstâncias, mas fica um pouco de decepção por tudo o que aconteceu. De qualquer maneira, o pódio encerra um ano que considero muito bom com a temporada completa no Endurance/RS. Vamos estudar os melhores caminhos para 2016 e em breve anunciaremos as novidades”.
Resultado da corrida (categoria P3):
1) L.Totti/M.Marcondes/C.Ramos (Spyder) – 525 voltas
2) I.Eberle/F.Mello/A.Hoerlle/S.Loff (Spyder)
3) M.Vianna/H.Kohl/L.Kohl (MCR)
4) R.Simon/G.Simon/I.Camargo(Spyder)
5) B.Razia/A.Diehl/R.Costa (Spyder)
6) R.Lacombe/A.Schultz/W.Konrad (Spyder)