ContinentalNotíciasPneusVeículos

Segurança: Aquaplanagem, muito cuidado ao dirigir na chuva.

  • Estudo conduzido pela Continental Pneus aponta que a capacidade de deslocamento da água cai pela metade quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm
  • Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear. Por isso é importante manter uma distância segura do veículo à frente

As chuvas de verão têm castigado diversas regiões do País. Dirigir em vias molhadas pode ser perigoso e uma condução segura do veículo sob essa condição demanda alguns cuidados especiais com os pneus.

Um estudo conduzido pela Continental, maior fabricante de pneus da Alemanha e um dos maiores grupos sistemistas do mundo, apurou que pneus novos, com 100% de sua capacidade de dispersão, podem dar vazão a até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h. Mas, quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm essa capacidade cai para 55%, o que impacta diretamente a dirigibilidade e a segurança. No teste foram utilizados pneus de diversas marcas na dimensão 205/55 R16H rodando sobre uma pista molhada (9 mm de água).

Quando há muita água na pista o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. É a chamada aquaplanagem. “Ao notar que o veículo começou a perder a aderência com o solo, em nenhuma circunstância freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e o controle seja retomado”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.

Os pneus possuem indicadores de desgaste máximo em seus sulcos principais, os chamados TWI (tread wear indicators) que, se estiverem nivelados com as barras ou blocos dos pneus, apontam que ele já atingiu sua profundidade mínima. Um detalhe importante: mesmo que apenas um dos lados do pneu atinja esse nível ele já é considerado desgastado, comprometendo totalmente a segurança ao dirigir.

Pneus que apresentem profundidades de sulco iguais ou inferiores a 1,6 mm não só deixam o motorista sujeito a multas como aumentam a probabilidade de acidentes em razão da menor capacidade de drenagem da água e do comprometimento tanto da frenagem como da tração.

Sob chuva, além de reduzir a velocidade é importante manter-se distante do veículo à frente. Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca.

Confira importantes dicas sobre manutenção preventiva dos pneus no Calibrada Continental no Youtube:

 

https://youtu.be/EwB0wASfQio

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *