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Salão do Automóvel 2016 tem aprovação recorde de visitantes e mais de 1200 horas de atividades interativas.

Marcas investiram em interatividade junto aos visitantes, que vibraram ao conhecer lançamentos de 34 marcas, carros-conceito, superesportivos de luxo e carros dos sonhos, em novo pavilhão climatizado e facilidade de acesso.  O evento aconteceu de 10 a 20 de novembro.

Mais uma vez, a capital paulista transformou-se no maior pólo do universo automotivo, quando milhares de pessoas visitaram o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro. Pela primeira vez, o evento aconteceu no São Paulo Expo, reunindo 540 veículos e 34 marcas distribuídos em 90 mil m² internos, e mais de 1.200 horas de atividades interativas. Na área externa do pavilhão, mais 20 mil m² foram destinados a test drives e experiências exclusivas das marcas Chevrolet, Peugeot, Land Rover, Volkswagen e Nissan.

Para o vice-presidente da organizadora do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, 2016  ficará marcado como o ano em que se comprovou que a experiência ao vivo, face to face, é uma das ferramentas fundamentais utilizadas pelas marcas para gerar  conexão emocional com os consumidores e apaixonados por automóveis. “O Salão praticamente dobrou o número de test drives realizados: foram 35 mil até sexta-feira (18). Sem falar na oferta de mais conforto – como o ambiente climatizado e 4.500 vagas de estacionamento cobertas – e praticidade para os visitantes. Este também foi o Salão mais conectado do mundo, com mais de 759 mil fãs no Facebook, e cobertura ao vivo com vídeos no Snapchat e Twitter. Essa audiência virtual uniu-se aos mais de 715.477 visitantes presenciais, que encontraram uma oferta inigualável de atrações e interatividade das marcas com o público”, avalia Paulo Octávio Pereira de Almeida.

Estima-se que 30% do público, cerca de 200 mil pessoas, não sejam moradores da cidade de São Paulo, e que o evento tenha movimentado algo em torno de R$ 320 milhões na economia da cidade. O Salão também gerou mais de 30 mil empregos diretos e indiretos. “O Salão do Automóvel é uma plataforma essencial para o estímulo ao consumo de automóveis de todas as marcas e preços. E os índices de satisfação dos visitantes em relação ao evento foram os mais altos da história, atestando que este realmente foi o melhor Salão do Automóvel de todos os tempos”, finaliza Paulo Octávio.

“Estamos profundamente orgulhosos com este Salão do Automóvel, pois o evento atingiu nossa expectativa de ser a melhor edição da história. Tudo contribuiu para esse resultado: os estandes amplos e bem desenhados, a modernidade e climatização do novo local, mas, principalmente, os veículos expostos. Foram diversos lançamentos, conceitos que mostram tendências, veículos antigos e automóveis dos sonhos, que fizeram a exposição ser um sucesso de público. Saímos desta edição com a certeza de que a paixão do brasileiro pelo automóvel está mais viva do que nunca”, comemorou Antonio Megale, presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, entidade apoiadora do evento . Durante o Salão, a Anfavea homenageou alguns dos mais importantes jornalistas do setor automotivo, considerados pioneiros da comunicação empresarial para esse mercado, além de trazer ao pavilhão, em parceria com a Federação Brasileira de Veículos Antigos, carros antigos de momentos históricos da indústria nacional, que celebra 60 anos em 2016. Estiveram no pavilhão carros como DKW Fissore, Dogde Charger R/T 1971, Fiat 147, Ford Galaxie, Fusca “Pé de Boi” VW 1200, Kombi 1960, Opala 3800, Volkswagen SP2 197 e Willys Interlagos Berlineta. Duas unidades da Romi-Isetta, sendo uma delas a de chassi nº5, também estavam expostas no Salão.

“O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo mostrou, mais uma vez, a força da indústria nacional e do setor de veículos importados. E o público fez a sua parte. Pelas manifestações dos visitantes, nas ‘ruas’ do pavilhão São Paulo Expo, pudemos observar que os consumidores estão ávidos por carros novos. Espero que a engrenagem da economia volte a se movimentar rapidamente. De outra parte, o Salão do Automóvel, para o setor de veículos importados, pelas repercussões da mídia de todo o País, constitui-se em fórum apropriado para abrir um novo ciclo de debates sobre o futuro do setor automotivo, em especial no que tange ao tratamento isonômico entre nacionais e importados”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Entre os destaques desta edição, a comprovação de que os SUVs são ainda a bola da vez da indústria automotiva: a Honda fez lançamento mundial do novo WR-V, e a Maserati promoveu a estreia nacional do utilitário esportivo da marca. Gerente de Marca e CRM da Honda, Diego Fernandes comenta: “tivemos a oportunidade de apresentar mundialmente um novo veículo, além de reforçarmos nossos diferenciais. O Salão do Automóvel é mais do que uma exposição de carros, é uma exposição de marcas, e esse novo pavilhão precisava de um evento como esse”.

A Renault mostrou três SUVs que chegarão ao mercado nacional em 2017: Captur, Koleos e Kwid, além dos novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, que trazem uma série de tecnologias da Fórmula 1, em nome da economia de combustível e do prazer em dirigir. “Além de toda a nossa linha de veículos, expusemos também carros-conceito, veículos elétricos e atrações especiais, como um monoposto de Fórmula 1 R.S.16, da atual temporada, além do superesportivo Renault Sport R.S. 01 – disse  Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil – tivemos também muitas atrações especiais. O Studio Renault garantiu uma grande movimentação de pessoas no nosso estande durante todo o evento, trazendo convidados especiais, como os principais youtubers do país, além do presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, e da apresentadora Xuxa, que deu início à campanha ‘Girou, Ligou, Ganhou’ em pleno Salão, sorteando uma picape Duster Oroch aos visitantes.”

“O conceito do nosso estande foi o ‘Volkswagen. Inspirada na sua vida’, que é a nova orientação estratégica da marca no País”, explica o gerente-executivo de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro. “nossa intenção era de que as pessoas se sentissem ‘abraçadas’, que se reconhecessem em nossas ações. Por isso, desenvolvemos uma série de atrações que permitissem grande interação com o público. Acredito que conseguimos atingir nossos objetivos ao realizar mais de 28 mil interações no pavilhão [entre 10 e 17 de novembro]. As atrações de realidade virtual foram um sucesso à parte: mais de 11 mil pessoas puderam mergulhar nas quatro experiências disponíveis”, completa Ramiro. Entre elas, o TSI Xtreme, que transporta o visitante para dentro de um motor TSI e o Desafio Cross, que leva o participante ao Grand Canyon.

Este ano, além dos carros icônicos que chamaram a atenção do público, como o Ford GT, o Mustang GT Premium, o Shelby GT e a F-150 Raptor, que atraíram milhares de pessoas ao estande, a Ford ofereceu ao público uma série de atrações interativas que, mais do que divertir os visitantes, trouxeram um conteúdo relevante. A interação do novo Fusion Hybrid levou imensas filas ao estande, onde as pessoas podiam experimentar em uma projeção em 360º a tecnologia do piloto automático adaptativo como se estivessem ao volante do modelo. Em apenas nove dias de evento, mais de 15 mil pessoas já haviam se cadastrado no Blue Pass, sistema de pontuação da marca no Salão para participar das atividades e trocar seus pontos por prêmios. Além disso, a Ford também expandiu o Salão do Automóvel para o público que não pode ir ao pavilhão por meio de suas redes sociais. Publicado nos canais da Ford no YouTube e Facebook, o filme “O Poder da Lenda”, que mostra os profissionais da montagem do Salão admirando o Mustang em sua chegada ao estande, teve até o momento mais de cinco milhões de views e 20 mil compartilhamentos.

No estande da Chevrolet, a movimentação foi intensa durante todos os dias do evento. De acordo com o diretor de Comunicação da GM do Brasil, Nelson Silveira, a estrutura do pavilhão foi o diferencial este ano. “É um novo Salão do Automóvel, de primeiro mundo. Tivemos um retorno muito positivo dos visitantes que estiveram em nosso estande. O novo espaço climatizado realmente fez a diferença”, afirma. Do lado de fora do São Paulo Expo, a Chevrolet levou seus veículos à pista off road de test drive, com a picape S10.

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles, que levou ao Salão automóveis das marcas Fiat, Jeep e Dodge também comemora a participação no evento. “O Salão do Automóvel é sempre uma oportunidade importante de conectar as nossas marcas com os consumidores. Nesta edição apresentamos o Jeep Compass e lançamentos da marca Fiat, como a nova versão do Mobi com o motor firefly de três cilindros e o Toro versão 2.4 flex com 186 cavalos de potência. Tivemos também uma ótima recepção dos visitantes aos nossos modelos-desejo como o Fiat 124 Spider e o Dodge Challenger SRT Hellcat, que fizeram sucesso com o público”, acredita João Ciaco, Head de Brand Communication da FCA Latam.

Apostando em diversidade, a Kia trouxe 21 automóveis, dos modelos Picanto, Soul, Soul EV, Cerato, Optima GT, Cadenza GDI, Quoris, Sportage, Sorento, Mohave, Grand Carnival e o Kia Niro, primeiro SUV híbrido do mundo. “Tivemos uma grande aceitação por parte do público visitante. E mais do que isso, a Kia Motors do Brasil encaminhou – no período de 11 dias – a venda de carros cuja efetivação se dará na concessionária. Nós estruturamos o atendimento comercial com 12 atendentes, cinco vendedores (de concessionárias autorizadas), além de disponibilizarmos a parceria que temos com o Banco Safra, que fez a simulação de financiamentos. Desse modo, os visitantes tiveram a oportunidade de ter um serviço completo de atendimento”, revela Ary Jorge Ribeiro, diretor de Vendas da Kia Motors do Brasil.

Os superesportivos de luxo foram atração à parte, angariando multidões de admiradores em estandes como o da Porsche, que trouxe modelos como o Panamera 2017 e o idolatrado Porsche 911 (versão Turbo S). “É o primeiro Salão da Porsche com uma subsidiária nacional, que chegou ao país em meados de 2015. Antes, nas edições passadas do Salão, os carros da marca ficavam fechados ao público. Isso mostra que escolhemos o Brasil para ficar, e queremos nos aproximar das pessoas. A compra de um Porsche é muito emocional, e é muito importante que as pessoas sintam o que é estar dentro do carro”, explica a gerente de Comunicação Corporativa e Imprensa da marca Mariana Roméro.

E por falar em sonho, no Espaço dos Sonhos, os dois automóveis mais caros do Salão também eram alguns dos mais belos da exposição: a Lamborghini Huracán (R$ 2,6 milhões) e a Ferrari 488 GTB (R$ 1,890 milhão). Completaram o time de máquinas as marcas Tesla, Lexus, Jaguar, Land Rover e motocicletas Ducati. “Para a Via Itália (importadora responsável pelo estande e modelos da Maserati, e pelas marcas Ferrari e Lamborghini)  foi muito importante a participação, pois fizemos o lançamento da Levante, primeira SUV da Maserati. Tínhamos três carros no Brasil e dois já foram vendidos a partir do Salão. Recebemos um público muito grande, principalmente nos últimos dias. Foi um bom movimento. No Espaço dos Sonhos, a experiência também foi boa. É uma forma de mostrar as marcas e gerar visibilidade. São marcas icônicas, que o público busca, seja cliente ou entusiasta”, acredita o gerente comercial Paulo Ferreira.

“O Salão do Automóvel superou todas nossas expectativas e acredito que as do público também. A apresentação da Tesla foi muito bem recebida, e o evento nos proporcionou grandes oportunidades de negócios. Acreditamos que o mercado de carros elétricos no Brasil deve crescer substancialmente”, opinou o CEO da Elektra Motors Luciano Di Claro, importador da marca no Brasil.

A Audi mostrou carros de alto desempenho como o Audi RS 7 Sportback e o Audi R8 V10 Plus. “O Salão do Automóvel é um evento muito importante para a Audi. Aqui, temos a oportunidade de apresentar grande parte do nosso portfólio ao público e fãs, por meio da interação com os nossos carros e, também, aumentar o desejo pela marca. O Salão foi palco de grandes lançamentos, como o R8 Coupé V10 plus, o RS 6 Avant e, e também palco para mostrarmos um dos nossos pilares mais importantes: a inovação, por meio de conceitos como o h-tron, um marco da mobilidade do futuro, que traz a quinta geração da tecnologia de células de combustível da Audi. Estamos muito felizes com mais essa edição do Salão”, diz Herlander Zola, diretor de Marketing da Audi do Brasil.

O BMW Group chamou atenção de um grande volume de visitantes que encontraram veículos BMW, os adorados MINI e as motocicletas BMW Motorrad. “O espaço do BMW Group no 29º Salão do Automóvel de São Paulo esteve entre os mais visitados do evento. E, além do inédito BMW X2 Concept, um dos principais destaques desta edição do Salão, as atrações mais apreciadas do estande foram o luxuoso sedã BMW Série 7 e o esportivo híbrido BMW i8, cujo visual futurista chamou bastante a atenção dos visitantes”, avalia a Comunicação Corporativa do grupo. “As vendas de produtos registradas pela Boutique também surpreenderam”.

A Mercedes-Benz apostou em um estande maior nesta edição do Salão Internacional do Automóvel, e o espaço mais amplo possibilitou à marca trazer 30 carros, além do carro-conceito IAA. Este foi o maior número de veículos da história da empresa no evento. “Trouxemos seis lançamentos exclusivos, que começam a ser comercializados agora no País”, conta Dirlei Dias, gerente sênior de Vendas da Mercedes-Benz. Outro atrativo da montadora é que quase todos os modelos estiveram abertos para que o público visitasse o interior dos carros. “As pessoas gostam de entrar e de sentir o carro. Tivemos grande visitação todos os dias”, afirma. A empresa teve sucesso também com a sala de negócios, montada para atender potenciais clientes. De acordo com Dirlei, o registro médio foi de 40 novos interessados por dia.

Para a Nissan, o Salão fecha o ano com chave de ouro. “Aqui, completamos um ciclo de renovação do nosso portfólio com a apresentação da nova picape Nissan Frontier, que será lançada em 2017. E também mostramos a nova versão SV do crossover global Nissan Kicks, que já é um sucesso no segmento. Além dos produtos, ficamos satisfeitos com o fluxo de público em nossas ativações no estande, e os test drives em nossa pista exclusiva, que permitiu que muito mais pessoas conhecessem a qualidade de nossos produtos”, avalia o diretor de marketing, Arnaud Charpentier.

“Estamos muito satisfeitos”, comemora a gerente de Marketing da Peugeot Alessandra Souza. “Transmitimos nossos posicionamentos e ativações, fortalecendo nossas relações com os consumidores. Nossa equipe de atendimento dos carros, composta por 17 estagiários próprios da Peugeot, traduziu nossa preocupação de oferecer o melhor atendimento ao cliente. O primeiro foco que detectamos foi o interesse pelo 208 GT, e, em segundo lugar, o 3008, que gerou filas de visitantes interessados em conhecê-lo”, comenta Souza.

“A Toyota comemora o sucesso do Salão do Automóvel de São Paulo uma vez que a receptividade do público foi extremamente positiva em nossos estandes Toyota e Lexus diz o gerente de Marketing de ambas as marcas Rodrigo Rumi – o novo espaço entregou boas condições para recebermos adoradores e fãs da marca Toyota e todo o público em geral, que pôde conhecer melhor nossas propostas e tendências para o mercado nacional e global. Destaco ainda a maior visibilidade de nossa marca de luxo Lexus, que neste ano teve seu estande posicionado ao lado do estande Toyota. Conseguimos transmitir aos visitantes a preocupação da Toyota e da Lexus com a mobilidade do futuro por meio da exposição de atrações ligadas às novas tecnologias de propulsão híbrida e célula de combustível”.

Conceitos e mobilidade
Um dos destaques do evento foi o Espaço dos Sonhos, com máquinas das marcas Ferrari, Lamborghini, Tesla, Lexus, Jaguar, Land Rover e motocicletas Ducati. Nele, os dois automóveis mais caros do Salão também eram alguns dos mais belos da exposição: o Lamborghini Huracán (R$ 2,6 milhões) e o Ferrari 488 GTB (R$ 1,890 milhão).

Além dos carros que já estão disponíveis no mercado ou que estarão em breve nas concessionárias no próximo ano, o Salão do Automóvel também mostrou tendências aos visitantes. Prova disso foram os inúmeros carros-conceito expostos no pavilhão, como o Peugeot Fractal (cujo acabamento é 80% feito em impressão 3D), o C-HR da Toyota, com carroceria inspirada em um diamante, e o imponente Lexus LF-FC que possui até holograma no console central e é movido por células de combustível.

Outros destaques foram o Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, que surgiu nos videogames e posteriormente veio para o mundo real, e o Concept IAA (sigla para Intelligent Aerodynamic Automobile), da Mercedes-Benz, que adapta a carroceria para, quando atingir 80 km/h, reduzir a resistência do ar e elevar seu coeficiente aerodinâmico. Além dos carros, dispositivos de mobilidade também impressionaram o público, como o UNI-CUB ? – espécie de “banquinho com rodas” da Honda que se orienta pelo balanço do corpo do usuário – o hoverboard real da Lexus e a sonda Lunar quattro, da Audi.

Um novo endereço para um novo Salão do Automóvel

Pela primeira vez, o Salão do Automóvel foi realizado no São Paulo Expo, cuja reforma e reestruturação ofereceram aos visitantes um conjunto de pavilhões climatizados, estacionamento com 4.500 vagas cobertas e mil vagas em área aberta, além de facilidade de acesso através dos metrôs Jabaquara (linha azul) e Santos-Imigrantes (linha verde). A organização do evento disponibilizou transferência gratuita até o pavilhão, durante todos os dias do Salão do Automóvel. Além dos 90 mil m² de exposição e 20 mil m² externos, o São Paulo Expo também disponibilizou 10 mil m² de espaço para congressos e convenções, com 32 salas modulares, no segundo piso.

Esse espaço também foi ocupado pelo Salão do Automóvel, que recebeu mais de 100 eventos paralelos, com público altamente qualificado e interessado no setor automotivo – como o prêmio Capacete de Ouro 2016 – que consagrou o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, o Fórum Salão do Automóvel –, reunindo executivos de montadoras como Toyota, Volkswagen, Porsche e especialistas do mercado;  o Prêmio Maior Valor de Revenda – que escolheu como campeão o Honda HR-V e a premiação Os Melhores do Brasil – Jornal do Carro e diversas convenções de vendas das marcas expositoras. Entre os eventos técnicos, o Salão recebeu o Encontro AEA de Conhecimento Técnico, a Manhã de Tecnologia da SAE Brasil e o Congresso AIAFA Brasil de Gestores de Frotas.

A próxima edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo será em novembro de 2018, no São Paulo Expo.

Sobre o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Lançado em 1960, o Salão Internacional do Automóvel ocorre bianualmente e este ano deve atrair um público estimado em 750 mil pessoas. Executivos da área automotiva, artistas, formadores de opinião, entusiastas e o público em geral visitam o evento para conferir os avanços e as tendências da indústria automobilística. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Serviço
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data:
De 10 a 20 de novembro
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô)
www.salaodoautomovel.com.br

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