Categ. InternacionaisNotíciasPirelliPneus

Pirelli Motorsports: conheça os planos para as competições de carros e motos em todo o mundo em 2015.

A três dias da primeira etapa do principal campeonato mundial de automobilismo, a temporada 2015 para a Pirelli começa com a apresentação da gama de compostos para Fórmula 1. Este que é o quinto ano de fornecimento exclusivo da fabricante italiana de pneus. Neste início de temporada, a Pirelli destaca sua estratégia de ampliar a sua participação no mundo do automobilismo – onde a empresa já é líder mundial, graças a sua participação em mais de 300 campeonatos, em mais de 40 países.

 

Produtos que se destacam por suas performances superiores, promovendo frequentemente muitas ultrapassagens e de dois até três pit-stops: estes são os objetivos da Pirelli na gama de pneus para a Fórmula 1. A Pirelli também reforça, ainda mais, seu relacionamento com o FIM Superbike World Championship, campeonato que há 11 anos usa os pneus italianos. Além disso, a marca vai ampliar a sua presença em competições asiáticas, especialmente em campeonatos monomarcas, incluindo os da Ferrari, Lamborghini e Maserati.

 

As atividades da Pirelli no rali também estão se expandindo ao redor do mundo, bem como os acordos de fornecimento de pneus comerciais, como os que são usados no Gran Turismo alemão e em categorias disputadas por carros esportivos de importantes marcas, como Audi e Porsche, por exemplo. A Pirelli também comemora a entrada em novos campeonatos, como a Fórmula 4, onde poderá contribuir para o desenvolvimento da carreira de jovens promessas do automobilismo, por meio de iniciativas específicas para estimular o talento desses pilotos.

 

O centro histórico de Melbourne foi o local escolhido para a apresentação da linha 2015 da Pirelli para os campeonatos em duas e quatro rodas. O evento ocorreu nesta semana, que marca o início da temporada da Fórmula 1. A cidade também foi sede da primeira rodada do FIM Superbike World Championship, ocorrido há três semanas, em Philip Island.

 

A apresentação das novidades de 2015 foi feita por dois diretores esportivos da Pirelli: Paul Hembery, para carros, e Giorgio Barbier, para motos. Hembery e Barbier supervisionam os departamentos que criam 175 novos designs de pneus por ano, envolvendo 500 pessoas – sendo 200 pesquisadores –, seis centros mundiais de Pesquisa & Desenvolvimento (dois na Itália, para compostos e estruturas, além de um no Brasil), cinco fábricas (Turquia, Roménia, Alemanha, Argentina e Brasil, com acompanhamento dos centros de pesquisa), e um centro de logística na Inglaterra.

 

Tudo isso resulta em uma produção total por ano de 570 mil pneus para competições por ano. E todos são reciclados com os mais altos padrões de sustentabilidade ao final de cada corrida – se fossem empilhados, atingiriam uma altura de 180 quilômetros; se alinhados lado a lado, se estenderiam por quase 400 quilômetros.

 

O que há de novo na Fórmula 1 este ano

 

Todos os pneus de 2014 passaram por evoluções para atender as demandas dos novos carros. Os bólidos de 2015 podem ser até dois segundos por volta mais rápidos que os anteriores, com as últimas especificações dos motores híbridos permitindo maiores velocidades médias. Há uma nova construção traseira para toda a linha P Zero, projetada para distribuir o calor e as forças que incidem sobre o pneu de forma mais igual, levando a uma performance mais consistente. Este ano, uma das principais evoluções em todos os pneus foi a otimização da pressão e da distribuição de temperatura na banda de rodagem. Isso proporciona um contato mais uniforme com o asfalto, melhorando a aderência e a dirigibilidade. Um novo composto supermacio introduzido em 2015 deve evitar a formação de bolhas e granulação do pneu. Esse trabalho de desenvolvimento, conduzido durante a off-season, mais uma vez reforça a evolução e a filosofia de melhoria constante da Pirelli, como vem sendo demonstrado desde que a empresa entrou na Fórmula 1, em 2011.

 

Pirelli em duas rodas

 

A fabricante italiana de pneus será mais uma vez a fornecedora exclusiva de pneus para todas as categorias do FIM Superbike World Championship, em um acordo que vai até 2018. A parceria começou em 2004, e hoje é o fornecimento de pneus mais duradouro na história do esporte a motor internacional. A Pirelli também tem um forte compromisso com o FIM Motocross World Championship, já tendo conquistado 62 títulos mundiais, bem como com o FIM Endurance World Championship, que terá quatro etapas neste ano.

 

A Pirelli é a patrocinadora oficial dos pneus de moto do AMA Supercross, um campeonato mundial da FIM (entre 2014 e 2016), bem como é a fornecedora de pneus de diferentes pilotos. A Pirelli é proeminente em muitas outras competições nacionais com diversos fornecedores de pneus, incluindo o BSB (Campeonato Britânico de Superbike), CIV (Campeonato Nacional Italiano), IDM (Campeonato Nacional Alemão) e FSBK (Campeonato Francês de Superbike). Na região Ásia-Pacífico, a Pirelli será a patrocinadora nominal da etapa da Malásia do Superbike World Championship, bem como é a fornecedora oficial do Superbike na Malásia e nas Filipinas. Pela primeira vez, o campeonato também irá para a Tailândia neste ano, onde a Pirelli também participará do FIM Motocross World Championship. A Pirelli Cup 600 Challenge Series foi lançada no Japão para promover o desenvolvimento de jovens talentos neste país. Este ano, a empresa também abrirá sua quarta fábrica para produção de pneus de moto, na Indonésia.

 

O alcance da Pirelli: cada vez mais global

 

A política de expansão da Pirelli na região Ásia-Pacífico será mantida, com o principal objetivo de reforçar a transferência de tecnologia entre as pistas e as ruas. A empresa também está envolvida em um vasto número de campeonatos na região, tão diversos como o Ferrari Challenge (que tem sete etapas, de Sepang até Abu Dhabi), o Lamborghini Trofeo, o campeonato australiano de GT e o campeonato chinês de rali.

 

Do lado dos negócios, a Pirelli espera um crescimento anual dentro da média na região da Ásia-Pacífico para os próximos anos, de cerca de 16%.  Isso torna essa região como o mercado que cresce mais rapidamente para a Pirelli em todo o mundo. Particularmente, há uma demanda crescente por produtos premium, graças as boas vendas de carros, especialmente na China. Esse avanço demonstra a recente globalização da Pirelli, com a Fórmula 1 – que é o único campeonato existente verdadeiramente mundial – proporcionando uma perfeita vitrine para a tecnologia e know-how da empresa.

 

Ênfase na juventude

 

A promoção de jovens talentos sempre foi uma prioridade para a Pirelli, como visto no passado com o programa Pirelli Star Driver e a WRC Academy. Isso continua com o apoio aos campeonatos da GP2 e da GP3, que seguem de vento em popa em 2015. Neste ano, mais um campeonato se junta a essas importantes categorias de base, a Fórmula 4, projetada para preencher a lacuna entre o kart e categorias de monopostos mais avançadas. A Pirelli apoiou este novo campeonato desde sua concepção, que hoje acontece em diversos países, com diferentes motores, chassis e fornecedores de pneus.

 

Notícias da Alemanha

 

Na Alemanha, a Pirelli assume como fornecedora exclusive do campeonato alemão de GT este ano, que é baseado em supercarros preparados para corrida para os quais a marca italiana fornece equipamento original de rua. Mais uma vez, essa última iniciativa reforça a relação vital entre as competições e o usuário de pneus de rua no dia a dia, uma marca dos produtos da Pirelli. O campeonato alemão de GT é um solo fértil para a formação dos futuros campeões de endurance, bem como um mercado estratégico para a indústria automotiva como um todo. A Pirelli naturalmente continua seu relacionamento com o Blancpain GT series, que provou ser extremamente bem sucedido, com eventos clássicos como as 24 Horas de Spa.

 

Presença consolidada na América

 

Nas Américas – que sediarão quatro etapas da Fórmula 1 este ano – a Pirelli está mais uma vez reforçando sua presença. Essa região é o maior mercado global para a empresa, com dois de seus mais significantes campeonatos sendo o Pirelli World Challenge (com uma grande variedade de carros de competição, desde MINIs até Porsches, nos circuitos de maior prestígio do continente) e o campeonato brasileiro de Stock Car, disputado por lendas do esporte como Rubens Barrichello, que foi o campeão no ano passado.

 

O Diretor de Motorsport da Pirelli, Paul Hembery, ao abrir a apresentação dos novos programas de motorsport da empresa, em Melbourne, disse: “É realmente um privilégio para nós começar a temporada de Fórmula 1 aqui e apresentar os nossos planos para 2015, justo em um território tão importante para a Pirelli. Esta região é exatamente onde começou a história da Pirelli nas competições, quando vencemos o Rally Pequim-Paris, em 1907. Este ano, comemoramos ainda os 90 anos do nosso primeiro título mundial de automobilismo. Apesar de toda a tecnologia de construção dos pneus ter mudado drasticamente nas últimas décadas, as competições continuam fortes em nosso DNA. Esta é uma área importante para o desenvolvimento das inovações que, um dia, chegarão aos veículos comerciais, beneficiando a segurança rodoviária, bem como o próprio desenvolvimento dos carros e melhorando os seus desempenhos. Nesta temporada, estamos atentos em como as equipes evoluíram os seus carros e de que maneira isso afeta a interação entre os pneus e os circuitos. Além disso, este ano teremos uma etapa no México, outro país onde temos uma fábrica e uma forte presença. Estamos ampliando as nossas atividades globais para além da Fórmula 1, consolidando a nossa reputação de ‘a fabricante de pneus mais fortemente envolvida em automobilismo em todo o mundo’. Os testes de pré-temporada, realizados na Espanha, mostraram que o desempenho dos novos pneus atendeu as nossas expectativas, e estamos satisfeitos em poder entregar os resultados que pretendíamos para as equipes e seus carros desta geração turbo.”

 

O Diretor de Competições de Motociclismo, Giorgio Barbier, acrescentou: “A cooperação e uma aproximação construtiva entre desenvolvedores, fabricantes, equipes e pilotos tem sido sempre ingredientes de sucesso para nós. O trabalho que realizamos nos mais importantes campeonatos do mundo para motocicletas baseadas em modelo de produção, bem como em todas as outras categorias nas quais participamos, é fundamental para o desenvolvimento dos nossos pneus de corrida, que são os mesmos que são vendidos aos nossos clientes. O crescimento das vendas de motocicletas na região do Ásia-Pacífico está tornando este mercado bastante interessante para nós, onde pretendemos investir ainda mais, nos próximos anos.”

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *