O Novo Volkswagen “Polo GTI R5” em testes para o WRC.

O novo Volkswagen Polo GTI R5 está acelerando o processo de desenvolvimento e já testou pela primeira vez, e logo em pistas de terra e asfalto. Dieter Depping e Pontus Tidemand foram os dois pilotos de serviço no primeiro ‘shakedown’ do novo carro alemão.

O primeiro passo está dado. O Volkswagen Polo GTI R5 completou com sucesso os seus primeiros quilômetros de testes, num processo que vai demorar mais de seis meses até que a equipe dê o trabalho por encerrado e comece a entregar carros. O teste teve lugar em Fontjoncouse, na França com Dieter Depping, habitual piloto de testes da marca, e o Campeão do WRC2, Pontus Tidemand, a rodarem três dias cada. O novo R5 da marca, baseia-se no novo Polo de produção: “Um primeiro teste bem sucedido é sempre um bom sinal e uma grande motivação para a equipe” começou por dizer o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “Depois de muitas horas trabalhando no nosso mais recente carro para clientes no computador, no processo de design e no workshop, o Polo R5 pode finalmente mostrar o que vale na estrada, onde já pudemos começar a recolher valiosa informação para o futuro desenvolvimento do carro”, disse.

De início, a equipa rodou numa estrada de asfalto de 3,85 quilômetros, em condições de piso seco, alternando entre seções rápidas e sinuosas, onde foi testada a durabilidade dos pneus, freios, motor e sistema de arrefecimento. Nos dois dias seguintes o novo Polo R5 já rodou em superfícies mais pedregosas, levando ao limite a tração das quatro rodas motrizes do VW Polo GTI R5, no intuito de levar aos limites o chassis, amortecedores e suspensão. Nesta fase, há que ‘provocar’ ao máximo o carro, de modo a que a equipe perceba até onde o material aguenta. Depois é mudar e evoluir o que for necessário…

O local dos testes é território familiar para o Polo, pois foi no mesmo local, em 2011 que foi inicialmente desenvolvido o Volkswagen Polo R WRC, portanto o tiro de partida para uma carreira super vitoriosa, entre 2013 e 2016. Curiosamente, Dieter Depping também fez parte dessa ‘task force’ da VW: “É um sentimento especial estar de volta aqui a este local, onde o Polo iniciou a sua aventura nos ralis há aproximadamente seis anos”, disse o piloto de testes da Volkswagen. “Agora temos que evoluir para a melhor configuração possível o novo Polo GTI R5. Este primeiro teste tratou-se principalmente de acumular quilômetros com o carro, de modo a fornecer aos engenheiros o máximo de dados possível e posso-vos dizer uma coisa agora: o Polo R5 também é muito bom, muito rápido e preciso. Senti-me imediatamente em casa”, disse.

A Volkswagen está neste momento expandindo o seu programa de clientes com este novo Polo GTI R5, carro que estará pronto de alguns meses para correr em todas as competições que aceitem os R5,ou seja, em quase todo o lado, com ênfase especial no Campeonato do Mundo de Ralis, estando previsto que os carros comecem a ser entregues no segundo semestre de 2018. Ainda que não exista confirmação, por ser ainda muito cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *