HyundaiSalão do automóvelVeículos

Novos Hyundai i30 e Elantra não conseguem repetir boas vendas dos utilitários da marca no País

Executivos da montadora despistaram sobre Veloster Turbo, que deve estrear no Salão de SP

Quinta montadora que mais vendeu carros no Brasil em junho (atrás apenas das “quatro grandes”), a Hyundai quer reduzir sua dependência do hatch HB20, carro chefe da montadora no País, cujas vendas estão cada vez mais sob pressão dos rivais — os novos Renault Sandero e Nissan March são os exemplos mais recentes.

Para isso, vem buscando desde o início do ano diversificar sua oferta de produtos, como ocorreu nos lançamentos do hatch i30 com motor 1.8 de 150 cavalos (desde R$ 74.900) e do sedã médio Elantra (desde R$ 88.900), que recebeu leves retoques no visual.

Porém, o balanço de vendas do primeiro semestre mostra um cenário desfavorável aos modelos sul-coreanos. Em relação ao mesmo período de 2013, as vendas do i30 baixaram de 3.910 para 2.682 unidades, enquanto as do Elantra ficaram estáveis, de 2.066 para 2.043.

Hyundai ix35: vendas cresceram desde o ano passado Divulgação

No caso do i30, que teve a maior queda, o aumento da concorrência (novos Volkswagen Golf e Ford Focus), o reajuste nos preços e deslizes internos — como as mudanças na motorização — explicam os números ruins.

Entretanto, a perspectiva melhora quando analisamos os utilitários da montadora, que ocupam posições mais confortáveis.

Aceleramos: ix35 e Santa Fe

Produzidos na fábrica da Hyundai/CAOA em Anápolis (GO), os utilitários Tucson (R$ 69.900) e ix35 (R$ 98.000) aumentaram suas vendas no primeiro semestre deste ano em relação a 2013.

Em junho, ocuparam as terceira e sexta posições no segmento dos SUV’s, respectivamente, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos).

Aceleramos o utilitário ix35 em um curto test-drive até Campos do Jordão (SP). Apesar das proporções, o modelo mostrou bom comportamento dinâmico, com direção precisa e pouca oscilação em curvas.

Santa Fe: motor 3.3 V6 de 270 cavalos garante bom desempenho Divulgação

Equipado com motor 2.0 de 178 cv (o mesmo do Elantra), o ix35 responde bem ao pé direito, tanto em acelerações quanto em retomadas, graças ao bom funcionamento do câmbio automático de seis velocidades.

Confortável e espaçosa, a cabine traz central multimídia com GPS no painel, mas abusa do plástico duro nas superfícies e nas portas.

Essa sensação de “descuido”, entretanto, desaparece na cabine do Hyundai Santa Fe (a partir de R$ 142.900). Esta traz mimos como compartimento refrigerado e aquecimento dos bancos e tem proposta mais familiar.

Apesar disso, o modelo não faz feio na hora de acelerar, e o potente motor 3.3 V6 de 270 cv, também usado no Grand Santa Fe (sete lugares), garante acelerações vigorosas e transmite segurança em ultrapassagens.

Veloster Turbo segue em suspense

Um dos carros aguardados para este ano, o Veloster Turbo é tratado como mistério pelos executivos da montadora, que preferiram não informar detalhes sobre a possível data de chegada e preços do modelo.

As informações preliminares, entretanto, apontam que o modelo — que já roda camuflado em testes pelo Brasil — deverá usar um 1.6 de injeção direta e 204 cv, com estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *