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Novo Lexus LC com Sistema Híbrido Multi Stage.

Um Lexus é sempre um exemplar que te faz sonhar, pelas suas linhas distintivas e, muitas vezes, também pela cor. O novo coupé topo de gama da marca certamente não terá um efeito diferente e já tem preços para a comercialização que irá começar em setembro em Portugal. O LC500h tem um custo de entrada de 120.000€, que se refere ao LC 500h Luxury. O nível seguinte, Sport, acrescenta 4000€ à fatura e a versão Sport+ 12.000€. O preço do LC 500 com motor V8 estará situado 37.000€ acima da versão correspondente do híbrido LC 500h.

Em traços gerais o modelo destaca-se pelo novo Sistema Híbrido Multi Stage, carroceria, segundo o a marca japonesa, ultra rígida e leve, e pela estabilidade garantida pela suspensão multi-link.

Exterior

Proporções dinâmicas, estilo coupé; distância entre eixos de 2870 mm; linha de capô baixo; a mais recente interpretação da grade fusiforme sobressai na zona frontal com uma zona circundante cromada e zona interior igualmente nova; assinatura de luz que combina luzes de presença DRL com luzes dianteiras Tri-LED e um conjunto mecânico compacto que permite linhas fluidas e baixas. Na traseira o teto funde-se com a restante carroceria, reforçando o aspeto esportivo e baixo do novo LC 500h. Os faróis traseiros contam igualmente com uma assinatura única, com uma sequência de LEDs em forma de L que criam um excecional efeito tridimensional. Há ainda detalhes como as entradas de ar junto às rodas, que melhoram a estabilidade, e um aileron traseiro ativo. O novo LC 500h está ainda disponível com uma seleção exclusiva de jantes forjadas de 20 e 21”.

Interior

O habitáculo é elegante e sofisticado. A área do passageiro da frente é espaçosa, segundo a marca, e o nível de curvatura do condutor foi colocado junto ao centro de gravidade, maximizando o feedback dado e os bancos esportivos contam com um eficaz apoio lombar. O volante é novo, as rodas, em liga de magnésio, também. O painel de instrumentos apresenta variações com o deslocamento lateral herdado do LFA e uma nova geração de painel tátil (Touchpad). Em 2017 o sistema multimedia do LC apresenta software mais rápido e flexível, que permite atualizações e um novo interface gráfico. Tem ainda um Sistema Audio da Mark Levinson assim como um novo sistema premium de série da Pioneer. Os acabamentos dos bancos são em pele, o console central cozida à mão, assim como o acabamento das quartelas das portas, demonstram o reconhecido rigor dos artesãos Takumi.

Sistema Híbrido Multi Stage:

Segundo a marca explica, em comunicado, “foi desenvolvido para dar resposta a objetivos antagónicos: Criar um híbrido com uma experiência de condução mais esportiva e entusiasmante, através do alinhamento entre a aceleração do motor e do pedal do acelerador, encontrando o melhor equilíbrio entre potencia e consumo de combustível. O novo sistema Híbrido Multi Stage une os elementos tradicionais de um “puro híbrido” – o motor a gasolina V6 com 3.5L, um motor elétrico potente e uma bateria de iões de lítio – a uma caixa automática de 4 velocidades montada atrás da transmissão híbrida. O motor elétrico gera melhor sensação de aceleração do que a de motores convencionais, e adicionar mudanças alinha de forma mais próxima os inputs do condutor. O resultado é uma ligação mais direta entre o pedal do acelerador e a aceleração do veículo, com acelerações 0-100km/h em 5 segundos. O sistema Híbrido Multi Stage da Lexus conta também com um modo ‘M’ – o primeiro sistema de mudanças acionado pelo condutor num Lexus híbrido. O modo “M” permite ao condutor mudar de mudança de forma direta, tornando a condução do híbrido ainda mais desportiva e entusiasmante. Um novo, compacto e leve motor elétrico e bateria de iões de lítio compensam o peso adicional da transmissão automática, logo, num feito extraordinário de engenharia, o Sistema Multi Stage pesa o mesmo que os atuais sistemas híbridos.”

Nova Plataforma

A maioria da massa do veículo, incluindo motor e passageiros, foi colocada o mais possível junto ao solo e no centro do chassis. Os componentes mecânicos viram o seu peso ser colocado num eixo central e o overhang foi reduzido. As jantes calçam pneus run-flat e a altura ao solo do ponto de anca e calcanhar foram reduzidos. O centro de gravidade foi rebaixado. A carroceria viu o seu peso ser reduzido devido à alteração de alguns elementos: o capoô e guarda-lamas em alumínio; o exterior das portas em alumínio montado em estrutura de fibra de carbono; a tampa da mala em vidro e fibra de carbono; componentes na suspensão da frente em alumínio, luzes LED ultra compactas; jantes forjadas e tejadilho em fibra de carbono. Na sua concepção foram ainda usados aços de alto limite elástico a fim de ser reduzida e melhorada a distribuição de peso, e aumentando com isso a rigidez torsional do chassis. A marca fez mexidas na suspensão, que permite jantes de maiores dimensões enquanto reduz a altura do capô. O Sistema de 2 braços inferiores e 2 superiores e junções duplas em cada braço otimiza a precisão e resposta às solicitações do condutor e irregularidades da estrada, tornando a direção mais precisa. Também as molas e componentes da direção foram tornados mais leves, sendo alguns em alumínio.

*Fonte: Toyota Portugal

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