Uma equipe de fábrica da Porsche vai competir na Fórmula E a partir de 2019. Devido a isso, a empresa irá encerrar seu envolvimento na categoria LMP1 do Campeonato Mundial de Endurance de FIA (WEC) no final da temporada de 2017. Ao mesmo tempo, a Porsche manterá seu foco nas corridas internacionais de GT e irá concentrar sua estratégia para o automobilismo esportivo no uso do 911 RSR na classe GT do Campeonato Mundial de Endurance da FIA – que tem como destaque a prova 24 Horas de Le Mans – assim como o Campeonato American IMSA WeatherTech de carros esportivos e outros clássicos de longa distância.

Este realinhamento no automobilismo esportivo se deve à orientação estabelecida para a empresa no programa Estratégia Porsche 2025, que antevê a Porsche desenvolvendo uma combinação de veículos puramente GT e carros esportivos total-mente elétricos, como o Mission E, seu primeiro automóvel de rua totalmente movido a bateria. “Entrar na Fórmula E e conquistar sucesso nessa categoria são consequências lógicas de nosso Mission E. A crescente liberdade para desenvolvimento de tecnologia ‘em casa’ tornam a Fórmula E atraente para nós”, afirma Michael Steiner, membro do Conselho Executivo para Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. “A Porsche está trabalhando com conceitos de propulsão alternativos e inovadores. Para nós, a Fórmula E é o mais elevado ambiente competitivo para impulsionar o desenvolvimento de veículos de alta performance em áreas como compatibilidade com o meio-ambiente, eficiência e sustentabilidade”. A empresa já deu os primeiros passos para desenvolver seu próprio carro de corrida da Fórmula E este ano. Ao mesmo tempo, a Porsche está aumentando seu envolvimento na categoria GT. “A diversidade de fabricantes e a qualidade dos campeonatos tanto do WEC como da IMSA nos levaram a reforçar nosso comprometimento e concentrar nossas energias no uso do 911 RSR”, explica Steiner. “Queremos ser o número um. Para chegar a isso, precisamos investir o que for necessário”.

Após quatro anos altamente bem-sucedidos, três vitórias seguidas na 24 Horas de Le Mans e títulos de Campeã Mundial tanto para equipes como para pilotos em 2015 e 2016, a Porsche deixará a classe LMP1. Apesar disso, a equipe da fábrica de Weissach quer defender os dois títulos mundiais mais uma vez. A temporada termi-na no dia 18 de novembro, em Bahrain.

Fritz Enzinger, vice-presidente da LMP1 e personagem central no retorno da Porsche ao mais alto nível do automobilismo em 2014, afirma: “Construir a equipe de Le Mans a partir do zero foi um desafio gigantesco. Ao longo dos anos, nós desenvolvemos uma equipe profissional e incrivelmente bem-sucedida. Ela será nossa base para o futuro. Estou certo de que manteremos nosso alto nível na Fórmula E. A confiança é alta e estamos ansiosos para começar”.

A Porsche manterá totalmente intacta a equipe da LMP1, incluindo os pilotos de fá-brica. Juntamente com incursões em outros campeonatos e a preparação intensiva para a Fórmula E, a Porsche está examinando outros campos de aplicação e áreas de desenvolvimento.

A Fórmula E é o primeiro campeonato de corridas para carros puramente elétricos e foi lançada em 13 de setembro de 2014. A Federação Internacional de Automobilismo, ou FIA, que também é responsável pela Fórmula 1, organizou o campeonato para marcar um posicionamento a favor da eletromobilidade e garantir que mais jovens se entusiasmem pelo esporte motor. Diferentemente de outros campeonatos, a temporada começa no outono e termina no verão europeus. Os locais das provas são circuitos de rua especialmente desenvolvidos no coração de grandes cidades – isso significa que o esporte vai até os espectadores, e não o contrário. A eletromobilidade desempenha um importante papel na mobilidade do amanhã, principalmente em ambientes urbanos.

Para acessar informações de imprensa relacionadas à marca, press-releases, dados técnicos, vídeos, fotos e outros materiais relacionados, por favor, cadastre-se no link https://press.pbr.porsche.com ou visite o site Porsche News Room, www.newsroom.porsche.com, uma plataforma multicanais, exclusiva para jornalistas e a comunidade online.

Acesse a nossa página oficial do Instagram: @porschebrasiloficial #porschebr

Sobre a Porsche
A Porsche Brasil tem sede em São Paulo e é a primeira subsidiária da Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015 no país. A rede de concessionárias da Porsche no Brasil possui, atualmente, nove pontos de vendas. A Stuttgart Veículos possui e administra as concessionárias Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro (showroom), Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas e Florianópolis. Em Brasília e Ribeirão Preto, a marca é representada pela Eurobike. No Rio de Janeiro, o serviço de pós-vendas é fornecido pelo Centro Técnico Porsche RJ