O presidente e CEO da Nissan Motor Co. Ltd., Hiroto Saikawa, anunciou hoje os resultados financeiros do Ano Fiscal 2017, para o período de seis meses, de 1º de abril a 30 de setembro de 2017.

Na primeira metade deste ano fiscal, a Nissan gerou um lucro operacional de 281,8 bilhões de ienes com receitas líquidas de 5,65 trilhões de ienes.

Excluindo os custos de itens especiais associados a questões de inspeção final de veículos no Japão e pagamentos de ações coletivas nos EUA, os lucros operacionais do primeiro semestre atingiram 322,6 bilhões de ienes – em linha com as expectativas da empresa.

No segundo trimestre, excluindo os custos de itens especiais, o lucro operacional aumentou 9,2% o que corresponde a 169,3 bilhões de ienes em meio a vendas crescentes em mercados incluindo Japão e China, onde a demanda de modelos como Serena, Nota e-POWER, X-Trail e Sylphy aumentou.

Destaques financeiros da primeira metade do Ano Fiscal 2017

A tabela a seguir resume os resultados financeiros da Nissan para o período de seis meses, de 1º de abril até 30 de setembro de 2017, calculados de acordo com o método contábil da joint venture do grupo na China.

(Com base no Relatório TSE – joint-venture na China com base no método de consolidação proporcional)1

Ienes em bilhões 1a metade
FY 163
1a metade
FY 17
Variação percentual
ano a ano
Receita líquida 5.230,5 5.652,5 +8,1
Lucro operacional 324,8 281,8 -13,2
Margem operacional % 6,2 5,0 -1,2
Lucro ordinário 381,9 369,5 -3,2
Resultado líquido2 278,4 276,5 -0,7

Baseado na taxa cambial média de 111,0 ienes/dólar e de 126,3 ienes/euro.

1 Desde o início do ano fiscal 2013, a Nissan tem reportado dados calculados com base no método de consolidação contábil proporcional para sua joint venture com a Dongfeng, na China. Embora a receita líquida apresentada permaneça inalterada sob este método contábil, as declarações de renda registradas por equivalência patrimonial não incluem os resultados da Dongfeng relacionados a receitas e lucro operacional.
2 Lucro líquido atribuível aos acionistas da controladora.
3 Excluindo contribuições de 41% de participação na Calsonic Kansei, alienadas em 2016

Resultados de vendas

No período de seis meses, de 1º de abril até 30 de setembro de 2017, as vendas globais da Nissan cresceram 4,6% totalizando 2,73 milhões de unidades vendidas. No Japão, as vendas cresceram 34,1% correspondendo a 283 mil unidades e a uma participação de mercado de 11,4%, refletindo o aumento das vendas tanto de mini-carros como de veículos de passageiros.

As vendas da Nissan na China, que reporta os dados com base no ano calendário, cresceram 6,7% com 651 mil unidades vendidas, o equivalente a uma participação de mercado de 5,2%, em meio à forte demanda por veículos como o X-Trail e a Sylphy. Na Europa, incluindo a Rússia, as vendas da Nissan aumentaram 3,6% com um total de 375 mil unidades comercializadas, o que resultou em uma participação de mercado de 3,8%. Modelos como o Qashqai e Micra ajudaram a impulsionar a demanda na região.

Nos Estados Unidos as vendas da Nissan caíram 0,4% com um total de 779 mil unidades vendidas, em comparação com um declínio de 2,1% no mercado norte-americano como um todo para o período de seis meses. Em outros mercados, as vendas da Nissan aumentaram 2,3% com 390 mil unidades comercializadas, uma vez que o forte crescimento na América Latina e na África compensou condições lentas no Oriente Médio, Ásia e Oceania.

Perspectivas

Para os 12 meses do Ano Fiscal 2017, que termina em 31 de março de 2018, a empresa revisou seu objetivo de lucro operacional e reduziu em 40 bilhões de ienes, chegando a um total de 645 bilhões de ienes a fim de refletir o impacto líquido esperado das questões de inspeção final de veículos no Japão, depois de ter em conta outras compensações de eficiência de custos.

São esperadas melhorias nos itens não operacionais e na taxa de imposto efetiva, se comparados ao período anterior. Já as perspectivas da receita líquida permanecem inalteradas. A Nissan também está mantendo sua previsão anunciada anteriormente para a receita líquida no ano inteiro.

“Nissan M.O.V.E. to 2022”   

Além dos resultados financeiros do primeiro semestre, detalhes do plano de médio prazo em curso, o “Nissan M.O.V.E. to 2022”, foram compartilhados. A missão do plano de seis anos é alcançar um crescimento sustentável e liderar a evolução tecnológica e comercial da indústria automotiva.

Até o fim do plano, sob a consolidação proporcional de nossa joint venture chinesa, a Nissan pretende aumentar as receitas de 12,8 trilhões de ienes para 16,5 trilhões de ienes e gerar um fluxo de caixa livre automotivo acumulado de 2,5 trilhões de ienes, com uma margem operacional de 8%.
Para informação detalhada e apresentações sobre os resultados financeiros da Nissan, acesse: www.nissan-global.com/EN/IR/FINANCIAL/

Sobre a Nissan Motor Co. 
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. A Nissan desenvolveu, produz e comercializa o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.