HistóriaHistória da industria automotivaLembranças do Automobilismo em geralNotícias

História dos automóveis de competição – 1936, um GP pelas nobres ruas dos Jardins.

São Paulo parou para assistir ao primeiro Grande Prêmio de Automobilismo da cidade. A corrida foi realizada nas ruas e avenidas do Jardim América, tendo como pista principal a avenida Brasil. Os paulistanos estavam ansiosos com o grande acontecimento do dia. “A população do estado inteiro está empolgada, dominada mesmo, pela grande prova de automóveis que dentro de poucas horas será disputada nesta capital, no Jardim America. O entusiasmo que desta Paulicéa se alastrou já conseguiu contagiar os Estados vizinhos, para aqui atraindo inúmeros visitantes”, descreveu o jornal Estado á época.

A seguir a página do jornal falando da prova:

O Circuito:

Cerca de sete mil pessoas espremeram-se nas arquibancadas montadas ao longo da avenida Brasil e nas ruas em torno do improvisado circuito para assistir à corrida. A segurança da prova foi montada com oito mil metros de cordas e barreiras de alfafa.

Acidente. Um acidente na útlima volta tirou o brilho do evento. A corrida teve um fim trágico, seis pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas. O brasileiro Manoel Teffé e a francesa Hellé Nice disputavam o primeiro lugar quando, conforme informou o Estado, perto da linha de chegada um espectador se debruçou sobre a barreira de alfafa em direção à corredora francesa que perdeu o controle do carro e bateu. “No mesmo instante, Hellé Nice era arrancada violentamente e atirada ao lado oposto, depois de descrever uma trajetória numa altura de cerca de dez metros para cair sobre os assistentes que se encontravam próximo da arquibancada dos cronometristas”.

A confusão causada pelo acidente ficou ainda pior quando uma das arquibancadas cedeu. O público invadiu a pista e os carros, ainda em alta velocidade, não conseguiram frear a tempo. Dois soldados da força pública, três militares e um civil morreram. Outras 12 pessoas ficaram feridas. A gravidade do acidente provocou grande polêmica sobre a questão da segurança nos circuitos de rua e impulsionou a construção do autódromo de Interlagos, inaugurado em 1940.

O vencedor da competição, disputada por 20 pilotos, foi o italiano Carlo Pintacuda. A Comissão Esportiva do Primeiro Grande Prêmio da Cidade de São Paulo deliberou que o brasileiro Teffé não havia sido o culpado pelo acidente e que Hellé Nice havia chegado em 4º lugar, logo atrás de Teffé.

Vejam algumas imagens do acervo:

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *