História da Indústria Automotiva – Como ressuscitar um clássico: a odisseia para um Seat 600D.

Colocar mãos à obra num clássico é sempre um processo delicado, pelo valor e responsabilidade da obra que temos em mãos. Num ano em que o 600 celebra o seu 60º aniversário, a Seat decidiu restaurar um 600D Sem Capota, que é apresentado pela primeira vez no Automobile Barcelona, que está a decorrer desde dia 13 e se estende até 21 de maio.

Por isso, nada melhor que percebermos o que implica e é preciso para levar a cabo um trabalho desta envergadura, que recorreu a métodos totalmente artesanais e a uma equipe com mais de 30 pessoas que despendeu mais de 1.500 horas de trabalho. O modelo, agora imaculado, estava parado há 25 anos. Em comunicado a Seat revela:

Mais de 1.000 peças originais: foram gastas mais de 1.500 horas para desmontar completamente e restaurar, peça a peça, este automóvel. Uma das maiores dificuldades foi reunir as mais de 1.000 peças originais substituídas, segundo Ángel Lahoz, engenheiro do Centro Técnico da SEAT e responsável pelo projeto.

O renascimento após 25 anos parado: este projeto parte de um SEAT 600 sem capota fabricado em 1965 e vendido a um particular. Estava parado há 25 anos, o que justificou a necessidade de um apurado e minucioso trabalho de chapa, pintura e mecânica. Segundo Lahoz: “Quase ficou melhor do que quando saiu da fábrica”, há mais de meio século. 

15 litros de tinta: foram usados 15 litros de tinta num tom cinzento azulado, “muito na moda e simultaneamente semelhante à tonalidade aplicada aos primeiros 600”, destacou Jordi Font, responsável pelo departamento Color&Trim da SEAT.

50 metros de tecido “pata de galo”: para este automóvel fabricaram-se 50 metros de tecido exclusivo que pretende ser: “uma alegoria ao famoso padrão “pata de galo” a branco e preto, que nos recorda tempos passados”, diz Font.

Capota manual e volante original: entre todos os componentes do automóvel, destaca-se o teto de abrir com acionamento manual, que também foi integralmente restaurado de forma artesanal, o que incluiu a reconstrução de algumas peças em falta. O volante e o botão da buzina são os originais.

 

 

Versão única para o seu 60° aniversário: O SEAT 600 celebra, este ano, o seu 60.° aniversário. Com o seu lançamento, em 1957, converteu-se num fenômeno social por ter motorizado Espanha. Muitas famílias de classe média realizaram o seu sonho ao poderem comprar o próprio automóvel por 70.000 pesetas. 

 

 

Automóvel recordista de vendas: o êxito foi tão explosivo que, em 1958, o ritmo de produção foi multiplicado por seis. Este modelo fabricou-se até 1973, com um total de cerca de 800.000 unidades produzidas.

 

No final, este é o resultado; assistam ao vídeo:

 

 

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