Grupo PSA marca presença no 4º Fórum “Direções” da Revista Quatro Rodas.

Montadora participará do Painel Carros autônomos: serão eles a salvação da indústria?

O Grupo PSA participa do Fórum “Direções”, promovido pela Revista Quatro Rodas, que acontece hoje, 19 de setembro, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Em sua 4ª edição, o Fórum “Direções” traz como tema o “Os desafios do novo mundo dos carros”, com palestras e debates sobre a transformação digital, os carros autônomos, o fim da crise no setor automotivo brasileiro e o novo regime automotivo.

O Grupo PSA participará em um dos painéis de discussão do evento, intitulado “Carros autônomos: serão eles a salvação da indústria?”. Com grande atuação nesse campo na Europa, o Grupo será representado por Pablo Averame, Vice-Presidente de Marketing, Produto, Mobilidade e Serviços Conectados para a América Latina.

“Buscamos sempre oferecer diferentes soluções de mobilidade aos nossos clientes e o desenvolvimento da completa autonomia dos veículos é um dos nossos principais objetivos. Já percorremos mais de 120 mil quilômetros em modo autônomo nos níveis 2, 3 e 4* em vias rápidas europeias e temos 15 protótipos em testes operados pelo Grupo e seus parceiros. Isso mostra toda a nossa evolução e empenho nesse tema”, declarou Pablo Averame.

Importante ator mundial no campo dos veículos conectados e autônomos, o Grupo PSA foi o primeiro a realizar testes com o carro autônomo em estradas abertas na França, desde julho de 2015, e também o primeiro a efetuá-los com pessoas ditas “não especialistas” ao volante, entre março e junho de 2017.

O Grupo PSA realiza anualmente um evento chamado Innovation Days, em que recebe jornalistas, blogueiros, investidores, instituições, público em geral em suas instalações para apresentar as principais tecnologias desenvolvidas pelo Grupo e seus parceiros no campo de veículos autônomos. Em 2017, o evento ocorreu em Vélizy, na região parisiense, e contou com mais de 200 participantes de todas as partes do mundo. Elas puderam conhecer o mais recente projeto do Grupo PSA lançado no Salão de Genebra de 2017, o programa “AVA – Autonomous Vehicle for All, que desenvolve um carro autônomo simples e intuitivo para seus condutores.

O programa “AVA – Autonomous Vehicle for All reúne uma ampla variedade de funções que permitirão delegar progressivamente a condução ao próprio veículo, inicialmente de forma parcial e depois total, se o condutor assim o desejar. O Grupo PSA pretende tornar o carro autônomo acessível ao maior número de pessoas possível, oferecendo veículos que simplifiquem o dia a dia, que permitam aproveitar o tempo a bordo e que sejam cada vez mais seguros.

No campo da Mobilidade Compartilhada, o Grupo segue desenvolvendo parcerias com organizações que já possuem um know-how em compartilhamento e investindo em start-ups para se tornar o fornecedor de serviços de mobilidade preferido mundialmente em um futuro próximo. Com esse grande objetivo, a empresa anunciou, em setembro de 2016, o lançamento da sua nova marca, a “Free2Move”, que desenvolverá soluções sustentáveis, inteligentes, seguras e compartilhadas de mobilidade para todos.

(*) Os graus de automação do veículo autônomo são classificados em cinco níveis: nível 1 – “hands on”, nível 2 – “hands off”, nível 3 – “eyes off”, nível 4 – “mind off” e nível 5 – “driverless”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *