Categ. InternacionaisNotíciasWEC

FIA WEC: Ginetta confirma LMP1 para 2018.

Depois da especulação, chega agora a confirmação. A Ginetta vai regressar às corridas de endurance com um modelo para a categoria LMP1 do Campeonato Mundial de Endurance. O construtor britânico vai construir um modelo que vai poder ser usado por equipes privadas no WEC, a partir de 2018, tendo a filipina PRT Racing e a eslovaca ARC Bratislava confirmado interesse no novo carro.

A Ginetta já esteve envolvida na construção de sport-protótipos LMP1 e LMP2 no passado, quando o seu proprietário Lawrence Tomlinson foi brevemente acionista da Zytek Motorsport. Em 2015, a marca britânica criou o seu design LMP3, e houve planos para entrar na categoria LMP2, mas a Ginetta não foi selecionada. Mesmo assim, este projeto deu origem ao G57, que pode correr atualmente em várias competições de tipo ‘open’, com um motor Chevrolet V8.

Tomlinson vê a participação na classe LMP1 como uma melhor oportunidade para estar presente em provas como as 24 Horas de Le Mans, devido à maior liberdade regulamentar. Em particular, o novo Ginetta LMP1 vai tirar partido de mais abertura no campo aerodinâmico, já que a marca britânica contratou Paolo Catone, designer do SMP BR01, e o lendário Adrian Reynard para trabalhar no novo modelo.

Quanto a características técnicas, o Ginetta LMP1 deverá ter um peso de 850 kg e um objetivo de potência dos 800 cv. O novo sport-protótipo vai usar um motor construído pela Mecachrome, que atualmente fornece motores ao plantel da GP2, controlado por uma caixa de velocidades Xtrac.

Com a entrada da Ginetta, a categoria LMP1 privada deverá tornar-se mais interessante em 2018, potencialmente com dois carros novos a acompanharem o SMP BR02 (que passa a ser construído pela Dallara) e o CLM de Colin Kolles.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *