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DPaschoal aposta na Economia Verde para se diferenciar no mercado competitivo.

Programa inovador de rastreamento ambiental possibilita que os clientes conheçam o destino – desde a loja até a reciclagem – dos pneus e baterias trocados nos centros automotivos da empresa. Mais de 1.200.000 toneladas foram recicladas no ano passado. Além disso, o Grupo implantou o lema “medir e testar antes de trocar” para que os clientes adquiram os produtos e realizem somente os serviços necessários, reduzindo os descartes.

 

Enquanto muitas empresas apenas investem em programas de sustentabilidade ambiental e social quando a situação econômica está favorável, a DPaschoal – que completou 69 anos de atuação no setor automotivo – mudou radicalmente a forma de lidar com a sociedade na qual está inserida quando constatou que não era indicada pelos seus próprios clientes.

 

Muito mais do que um conceito, a chamada Economia Verde passou a fazer parte do DNA da DPaschoal e transformou a maneira de interagir com seus diferentes públicos – fornecedores, colaboradores e clientes – e de fazer negócios.

 

Os números da logística reversa realizada pela DPaschoal em parceria com a Mazola Ambiental surpreendem: em 2017, foram para reciclagem 1.247.905 toneladas divididas em nove itens (borrachas, contrapeso, plástico, papelão, embalagem de óleo, pano de limpeza, ferros diversos, papel e raspas de pneu);  689.231 unidades de produtos separados em 17 itens (pneu, amortecedor, bandeja, bateria, caixa de direção, câmara de ar, cartucho de toner, chassi/disco/tambor, cilindro, filtros, informática, junta homocinética, lâmpada, lona, macaco, mola, equipamentos de proteção individual [EPI´s] e roda) e 212 mil litros de óleo lubrificante usado têm sido destinados, anualmente, para processo de rerrefino.

 

O resultado é um índice de NPS (Net Promoter Score, que mede o grau de satisfação e a lealdade dos clientes) acima de 80%. O segredo foi reforçar a cultura de que era necessário pensar na economia de recursos naturais e beneficiar os clientes com relações mais justas de consumo.

 

Transformação

A transformação começou depois que o empresário Luis Norberto Pascoal constatou que uma boa parcela da clientela da DPaschoal não indicava a empresa para seus amigos. A tendência era perder espaço no mercado e desaparecer do setor. Nesse momento, o Grupo deu uma guinada nos rumos e todo o time – desde os consultores nas lojas até o alto comando – passou a agir dentro de parâmetros que privilegiassem o meio ambiente e permitissem ao consumidor economizar.

 

A cultura do Grupo não se limitou às lojas da DPaschoal. A aposta em iniciativas que garantam proteção ao meio ambiente e nas ações que estabeleçam relações mais justas com os consumidores e a sociedade incluiu a Daterra – primeira fazenda sustentável do Brasil – e a Fundação Educar, que é uma referência na área de educação no país.

 

Cultura

Qualquer mudança ou ajuste de cultura exige novas posturas. Acabou-se com a prática, comum no mercado, de prêmios por vendas. O Programa Economia Verde, que completou 10 anos em 2017, tornou-se uma ferramenta de diagnóstico que mede e testa a vida útil das peças do veículo antes da troca. Todos ganham nesse sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia e, o meio ambiente, pela redução dos descartes.

 

Recentemente, a empresa lançou o AutoCard, uma plataforma digital moderna que segue a tendência do contato mais próximo com o consumidor ao permitir que o próprio motorista faça a gestão de manutenção de seu carro. Graças a esta ferramenta, o consumidor pode acessar o histórico de serviços já realizados, controlar as garantias vigentes e, quando necessário, agendar horário para ser atendido com prioridade em qualquer uma das lojas da rede. O web aplicativo oferece ao cliente total autonomia na gestão de seu carro, com acesso às informações de laudo e previsibilidade das manutenções futuras.

 

Eco Control

Dentro do novo conceito da empresa, a logística reversa é um dos pilares para garantir o respeito ao meio ambiente. A DPaschoal criou o inovador programa Eco Control.  O serviço exclusivo permite que o consumidor acompanhe a destinação correta de pneus e baterias, desde o momento em que são trocados nas lojas até a reciclagem.

 

Depois de 12 meses da implantação do Eco Control, a empresa já obteve como resultado a destinação para reciclagem de 552.172 pneus e 23.834 baterias. Os clientes acompanharam todo o processo por meio de mensagens no celular e e-mail.  Em mais de 25 anos investindo no descarte correto dos produtos, a empresa já evitou que fossem parar na natureza e encaminhou para a reciclagem mais de 4 milhões de pneus.

 

No Eco Control, todos os pneus e baterias que são trocados nas oficinas da DPaschoal ganham uma etiqueta, cujo código é ativado no site da empresa. A partir do cadastro, o consumidor recebe uma mensagem por SMS no celular com o código de rastreio do item. A empresa encaminha informações no smartphone e, também, no e-mail sobre o descarte ecologicamente correto da peça.

 

Dessa forma, o consumidor pode acompanhar as fases do processo de logística reversa, desde o fim de vida útil do produto até a chegada do material na empresa de reciclagem. O parceiro da DPaschoal no processo de descarte e destinação correta dos produtos é a Mazola Ambiental.

 

Os clientes recebem um certificado mostrando que o produto trocado na loja teve destinação ambientalmente correta. O documento é encaminhado por e-mail ao consumidor. A certificação oferecida pela DPaschoal é um diferencial no mercado e dá aos “clientes frota” um instrumento importante para apresentação em auditorias.

 

O programa Eco Control é mais uma das ações da DPaschoal para garantir um consumo consciente e promover a sustentabilidade ambiental. Outro exemplo de prática do grupo é a transformação de raspas dos pneus descartados nas unidades de recapagens em eco pisos que são usados nas Smart Store da empresa. Os pneus descartados também são submetidos a coprocessamento e tornam-se matéria prima da indústria cimenteira.

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