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CITROËN AUMENTA A VANTAGEM NO WTCC.

A Citroën encerrou a fase europeia do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo) com dois segundos lugares obtidos por Tom Chilton e Yvan Muller no circuito de Vila Real, em Portugal. Mesmo sem vencer, a marca saiu lucrando da etapa portuguesa: aumentou sua vantagem no campeonato de fabricantes e o líder da tabela entre os pilotos, José María López, ainda tem 101 pontos de vantagem sobre seu mais próximo perseguidor, com duas provas a menos para o final da temporada.

Sob um sol escaldante, os pilotos alinharam para a corrida de abertura no meio da tarde. E as primeiras centenas de metros da corrida foram decisivas. Tom Chilton largou bem e, da segunda fila, pulou para o segundo lugar com seu Citroën C-Elysée WTCC da Sébastien Loeb Racing. José María López ganhou uma posição e passou para quinto, atrás de outro Citroën, de Mehdi Bennani. Yvan Muller se manteve em nono. Ao longo das 13 voltas da prova, poucas ultrapassagens aconteceram no circuito de rua e os Citroën receberam a bandeirada exatamente nessas posições. Graças a Chilton e Bennani, a Citroën marcou 40 pontos de um total possível de 43 para adicionar à contagem do Mundial de Fabricantes.

Após um pequeno intervalo, aconteceu a corrida principal. Yvan Muller, na primeira fila, largou bem, mas não o suficiente para superar o pole Tiago Monteiro na primeira curva. José María López se manteve em quinto, atrás de Norbert Michelisz e Rob Ruff. Os cinco andavam juntos e se afastaram do resto do pelotão, sem, entretanto, conseguir alguma ultrapassagem entre eles. Muller se manteve atento, aguardando um erro de Monteiro, mas nenhuma mudança aconteceu e ele terminou em segundo lugar, a menos de um segundo do vencedor. López perdeu terreno para os pilotos à sua frente, mas manteve o quinto lugar na linha de chegada.

A Citroën aumentou em dez pontos sua vantagem no Mundial de Fabricantes. Na classificação de pilotos, José María López continua com grande vantagem: 101 pontos sobre o novo vice-líder, Tiago Monteiro – a contagem do WTCC é a mesma da Fórmula 1, com o vencedor de cada corrida marcando 25 pontos. A próxima etapa acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto na pátria de López: a Argentina, no circuito de Termas de Río Hondo.

Yves Matton, chefe da equipe Citroën Racing: “Estamos satisfeitos por sair de Vila Real tendo aumentado a nossa liderança no Campeonato Mundial. Eu só considero lamentável que os circuitos de rua visitados pelo WTCC sejam desprovidos de pontos de ultrapassagem. Isso faz com que as corridas não sejam muito espetaculares para aqueles que estão assistindo ao vivo ou pela televisão. No que se refere aos nossos pilotos, Yvan teve um fim de semana muito sólido em um circuito que exige muito empenho. Isso lhe dá boas perspectivas para as corridas fora da Europa. Para Pechito, o Q3 acabou com suas chances de um melhor resultado global no fim de semana. Dadas as suas posições de largada, ele marcou tantos pontos quanto podia. Parabéns a Tom Chilton também. Ele tem feito progressos notáveis desde Nürburgring e agora é capaz de explorar o seu potencial e o do carro. Ele deu uma contribuição inestimável para o resultado do Citroën neste fim de semana”.

Yvan Muller: “As corridas foram muito longas após a primeira curva. Tiago Monteiro largou bem na corrida principal e eu fiquei logo atrás dele até o final para manter a pressão, mas ultrapassar um carro tão rápido quanto o seu neste circuito é simplesmente impossível. Parabéns a Tiago por sua vitória. Ele merece isso e acho que ele teve um grande momento na frente de sua torcida. À medida em que o campeonato acontece, eu não posso deixar de pensar que é lamentável que o sistema de pontos dá um peso igual para a corrida com grid invertido. Isso não incentivá-lo a produzir bons desempenhos”.

José María López: “Cometi alguns pequenos erros neste fim de semana. Eu não consegui encontrar o meu nível de confiança habitual com o carro. Mas você tem que olhar para os aspectos positivos. Apesar das posições de largada complicadas, fiz duas corridas sensatas para pegar dois quinto lugares. Marquei um ponto a menos do que Yvan na geral. Não acho que isso seja muito justo, pois ele foi muito melhor do que eu era no treino classificatório. Mas esse é o sistema, e entre os meus rivais somente Tiago marcou mais pontos que eu aqui. Com uma vantagem de 101 pontos, estou me sentindo calmo e confiante. Em anos anteriores, eu nem de longe tinha uma vantagem dessas a esta altura do campeonato! Agora vamos nos preparar para a etapa da Argentina. Obviamente, vai ser especial para mim e para toda a equipe”.

Resultados

FIA WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo) – Vila Real (Portugal),  19 de junho de 2016

Prova de abertura
1. Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1)
2. Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
3. Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
4. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
5. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
6. Rob Huff (Honda Civic WTCC)
7. Thed Björk (Volvo S60 WTCC)
8. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
9. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
10. Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
16. Grégoire Demoustier (Citroën C-Elysée WTCC)

Corrida principal

  1. Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
    2. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
    3. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
    4. Rob Huff (Honda Civic WTCC)
    5. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
    6. Thed Bjork (Volvo S60 WTCC)
    7. Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
    8. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
    9. Hugo Valente (Lada Vesta WTCC)
    10. Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
    12. Grégoire Demoustier (Citroën C-Elysée WTCC)

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