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BMW Group continua no caminho do crescimento rentável.

  • Segundo trimestre: volume de vendas e lucros em níveis recordes;
  • Rentabilidade sustentável: 25º trimestre consecutivo a atingir a margem EBIT do segmento automotivo dentro da meta de 8 e 10% ou maior;
  • BMW Group reafirma as perspectivas para o ano de 2016;
  • Forte demanda para os modelos BMW i e BMW iPerformance;
  • Cooperação com as unidades da Intel e Mobileye para liderar a área de condução automatizada.

 

O BMW Group continuou seu curso de crescimento rentável durante o segundo trimestre de 2016, tomando também decisões importantes para o futuro, alinhadas com sua Estratégia Number ONE > NEXT. Como líder mundial em produtos e serviços premium para mobilidade individual, o BMW Group registrou seu melhor volume de vendas trimestral e lucro líquido entre abril e junho. A parceria com a Intel e a Mobileye evidenciam a ambição do BMW Group em desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento seguro e confiável de condução automatizada.

 

“Vendemos mais veículos no segundo trimestre do que jamais vendemos antes e atingimos lucros recordes. Estamos crescendo de forma lucrativa, ao mesmo tempo em que implementamos nossa estratégia, passo a passo”, declarou Harald Krüger, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, na última terça-feira. “A rentabilidade sustentável nesta escala nos dá a margem financeira que precisamos para seguir com nosso trabalho de desenvolvimento de tecnologias futuras, tais como mobilidade elétrica e condução automatizada. Para mim, não existe “ou” entre o presente e o futuro. A força dos negócios de hoje é a pedra angular do sucesso de amanhã. ”

 

O volume de vendas do segundo trimestre das três marcas premium do BMW Group (BMW, MINI e Rolls-Royce) subiu em 5,7% para 605.534 unidades (2015: 573.079 unidades), marcando assim um novo recorde para o trimestre. Novamente, o BMW Group foi o fabricante líder mundial de veículos premium.

As receitas do segundo trimestre aumentaram em 4,5% para € 25,01 bilhões (2015: € 23,93 bilhões). Em € 2,72 bilhões, o lucro antes do resultado financeiro (EBIT) foi 7,9% maior do que um ano antes (2015: € 2,52 bilhões). Os lucros do grupo antes dos impostos (EBT) aumentaram em 8,4% para um novo recorde de € 2,79 bilhões (2015: € 2,58 bilhões). O lucro líquido do grupo aumentou 11,4% para € 1,94 bilhão (2015: € 1,74 bilhão), também marcando um novo recorde para o segundo trimestre.

 

BMW Group atinge os melhores valores em seis meses no primeiro semestre de 2016

 

As vendas semestrais registradas pelo segmento automotivo aumentaram 5,8% para chegar a um novo recorde de 1.163.139 unidades (2015: 1.099.748 unidades). A estratégia de equilibrar as vendas em todo o mundo continuou a funcionar, permitindo flutuações em alguns mercados a serem compensados.

 

As receitas semestrais subiram 2,3% para € 45,86 bilhões (2015: € 44,85 bilhões). Os lucros antes do resultado financeiro (EBIT) aumentaram 2,7%, para € 5,18 bilhões (2015: € 5,04 bilhões). O lucro do grupo antes dos impostos (EBT) aumentou 6,5%, para o novo recorde de todos os tempos, que foi de € 5,16 bilhões (2015: € 4,8 bilhões). O lucro líquido do grupo aumentou em 10%, para € 3,59 bilhões (2015: € 3,26 bilhões), também marcando um novo recorde para os primeiros seis meses do ano.

 

Segmento automotivo: Margem EBIT no limite máximo do intervalo alvo

 

As receitas do segundo trimestre do segmento automotivo cresceram 5,6%, para € 22,87 bilhões (2015: € 21,65 bilhões). O EBIT aumentou acentuadamente para € 2,17 bilhões (2015: € 1,81 bilhão; +19,7%). A margem EBIT no segmento automotivo ficou em 9,5% (2015: 8,4%), o 25º trimestre consecutivo dentro da meta entre 8 e 10% ou maior. O lucro do segmento antes dos impostos aumentou 23,5% de € 1,84 bilhões para € 2,27 bilhões.

 

“Olhar a margem EBIT dos últimos 25 trimestres mostra que não focamos apenas em resultados de curto prazo. Mais importante, nos concentramos no que consideramos ser nossa principal responsabilidade: entregar bons resultados de forma consistente, mesmo em momentos instáveis, para que possamos financiar e formar o futuro da empresa com base em nossa própria força subjacente”, disse Friedrich Eichiner, membro do Conselho de Administração responsável pelo Departamento Financeiro.

 

As receitas de seis meses do segmento automotivo cresceram 2,8%, para € 41,68 bilhões (2015: € 40,54 bilhões). O EBIT do segmento aumentou para € 3,94 bilhões (2015: € 3,61 bilhões; +9,1%), resultando em uma margem de EBIT de 9,5% (2015: 8,9%). O lucro antes dos impostos melhorou acentuadamente para € 4,01 bilhões (2015: € 3,47 bilhões; +15,3%).

 

As vendas dos veículos da marca BMW no segundo trimestre aumentaram 5,7%, um novo recorde de 507.814 unidades (2015: 480.465 unidades). O valor semestral equivalente a 986.557 unidades (2015: 932.041 unidades; +5,8%) também quebrou todos os recordes existentes. Esse vento veio de várias direções, incluindo vendas do veículo referência do BMW Group, o BMW Série 7, e dos modelos BMW X. As entregas semestrais do BMW Série 7 foram 31,7% maiores do que no ano anterior. Espera-se um impulso adicional da versão híbrida plug-in do 740e e do modelo top BMW M760Li xDrive. As vendas do BMW X1 durante o período de seis meses saltaram 61,7%, atingindo 94.156 unidades, enquanto que as entregas do BMW Série 2 aos clientes aumentaram 52,4%, para 97.949 unidades. O BMW X3 registrou um aumento de 16,6%, com volume de vendas subindo para 77.486 unidades.

 

A demanda pelos modelos elétricos BMW i e iPerformance equipados com sistema de direção híbrido plug-in cresceu muito particularmente na Europa. Em junho, os veículos elétricos respondiam por quatro por cento de todos os veículos BMW vendidos na Europa Ocidental. A porcentagem é significativamente maior em mercados que promovem a mobilidade elétrica por meio de incentivos financeiros e melhorias na infraestrutura. Nos Países Baixos, 14,9% de todos os veículos BMW vendidos em junho eram modelos BMW i ou BMW iPerformance. A proporção equivalente na Escandinávia foi de 13,2%.

 

O BMW Group atualmente oferece sete modelos elétricos, incluindo híbridos plug-in, como o novo BMW 740e ou o recém-lançado BMW 330e e o BMW 225xe Active Tourer, e o totalmente elétrico BMW i3. Graças à grande variedade de modelos elétricos, as vendas deste tipo de veículo nos primeiros seis meses do ano foram cerca de 87% maiores do que no mesmo período no ano passado: um total de 23.675 foram entregues aos clientes em todo o mundo. Além disso, no final de julho de 2016, mais de 7.000 pedidos foram recebidos para o modelo adicional BMW i3 com alcance de bateria significativamente estendida, cujo lançamento oficial aconteceu em julho. Isto é mais do que três vezes a quantidade de pedidos recebidos para a primeira geração de BMW i3 no período de lançamento equivalente.

 

O MINI também registrou um novo recorde para as entregas aos clientes no segundo trimestre. As vendas mundiais foram 5,4% maiores, em 96.587 unidades (2015: 91.626 unidades), com impulso vindo, em particular, do novo MINI Clubman e do MINI Cabrio. As vendas de seis meses do MINI subiram 5,4%, para 174.898 unidades.

 

A Rolls-Royce Motor Cars atingiu um novo recorde no volume de vendas, de 1.133 unidades no segundo trimestre (2015: 988 unidades; +14,7%). Este desempenho foi impulsionado pelo novo Rolls-Royce Dawn, que vendeu 514 unidades desde seu lançamento no mercado, em março. O acréscimo deste último membro à família ampliou as vendas da marca, que tinham sido afetadas nos meses anteriores do ano pela transição da produção. As vendas mundiais para o período de seis meses totalizaram 1.684 unidades (2015: 1.769 unidades; -4,8%).

 

A tendência ascendente do BMW Group continuou na Europa; nos últimos seis meses, as vendas subiram 11,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, para 543.270 unidades. Um crescimento de dois dígitos foi registrado em inúmeros mercados, incluindo Grã-Bretanha (+10,7%; 122.720 unidades), França (+12,0%; 43.314 unidades) e Itália (+15,2%; 41.455 unidades).

 

As entregas de veículos do BMW Group na Ásia durante o período de seis meses aumentaram 7,3%, para 361.568 unidades, incluindo 247.817 unidades vendidas na China (+7,4%) e 36.598 unidades no Japão (+7,8%).

 

O volume de vendas nas Américas durante o período de seis meses caiu 8%, para 223.098 unidades, incluindo 179.102 unidades (-10,2%) vendidas nos EUA.

 

O segmento de motocicletas supera pela primeira vez o volume de vendas de 80.000 unidades no primeiro semestre de um ano – vendas orientadas aumentaram

 

O segmento de motocicletas continua bem. Com 46.966 unidades entregues, as vendas do segundo trimestre de motocicletas da BMW e maxi-scooters em todo o mundo permaneceram no mesmo nível do ano passado, que também foi alto (47.048 unidades; -0,2%). As receitas do segmento totalizaram € 617 milhões no segundo trimestre, semelhante ao mesmo período do ano passado (2015: € 622 milhões; – 0,8%). Os lucros, no entanto, foram menores em relação ao ano anterior, devido ao início de inúmeros projetos que apoiam a implementação de novas estratégias no segmento de motocicletas. O EBIT totalizou € 98 milhões (2015: € 112 milhões; -12,5%), enquanto que o lucro antes dos impostos finalizou em € 97 milhões (2015: € 112 milhões; -13,4%).

 

Pela primeira vez na primeira metade de um ano, mais de 80.000 motocicletas e maxi-scooters foram entregues a clientes durante o primeiro semestre de 2016. O volume de vendas durante o período de janeiro a junho aumentou 3%, para 80.754 unidades (2015: 78.418 unidades) – o quarto valor recorde sucessivo para a primeira metade do ano. Em € 1,19 bilhão, as receitas do segmento mantiveram nível semelhante ao ano anterior (2015: € 1,18 bilhão: +0,8%). O EBIT totalizou € 192 milhões (2015: € 227 milhões; -15,4%), enquanto que o lucro antes dos impostos foi de € 191 milhões (2015: € 226 milhões; -15,5%). Espera-se que o desempenho do volume de vendas do segmento de motocicletas melhore ainda mais durante a segunda metade do ano graças à variedade de modelos joviais e atrativos. Para o ano todo, espera-se um sólido (anteriormente: sutil) aumento nas vendas no varejo.

 

Segmento de Serviços Financeiros continua com um bom desempenho

O segmento de Serviços Financeiros apresentou outro desempenho convincente durante o período relatado, novamente estabelecendo novos recordes. No total, 460.718 (2015: 416.961) novos contratos foram assinados no segundo trimestre, junto com financiamentos e contratos de leasing, 10,5% mais do que no ano anterior. O número de contratos de financiamento e leasing em vigor com varejistas e comerciantes aumentou para 4.890.279 contratos ao final do período relatado (30 de junho de 2015: 4.500.056 contratos; 8,7%). As receitas do segmento aumentaram 5,7%, para € 6,50 bilhões (2015: € 6,15 bilhões). O lucro antes dos impostos subiu para € 503 milhões (2015: € 496 milhões; +1,4%).

 

No total, 874.090 (2015: 801.526) novos contratos foram assinados durante a primeira metade do ano com relação a financiamentos e leasing, 9,1% a mais do que no período correspondente do ano anterior. As receitas do segmento foram 2,7% maiores, em € 12,53 bilhões (2015: € 12,21 bilhões). O lucro antes dos impostos cresceu de forma marginal para € 1,07 bilhão (2015: € 1,05 bilhão; +1,7%).

 

O número de funcionários subiu ligeiramente

 

O tamanho da força de trabalho do BMW Group em 30 de junho de 2016 aumentou 3,4%, no comparativo ano a ano. O BMW Group possuía uma força de trabalho no mundo inteiro de 123.597 colaboradores ao final do período relatado (2015: 119.489 colaboradores). O BMW Group continua recrutando engenheiros e outros trabalhadores qualificados, incluindo peritos em software e TI, a fim de manter o ritmo mesmo com a crescente demanda por veículos do BMW Group e para avançar com inovações criativas, desenvolvendo as tecnologias do amanhã.

 

BMW Group em vias de atingir metas para o ano de 2016

 

O BMW Group continua confiante de que atingirá suas metas projetadas para o ano financeiro em exercício – muito devido às suas marcas fortes, sua carteira atrativa de produtos e a expectativa de que os mercados automotivos internacionais continuarão com em tendência ascendente. Esses fatores favoráveis contrastam com os altos níveis de despesas iniciais para desenvolvimento de novas tecnologias, concorrência feroz e aumento de gastos com pessoal. Espera-se que o ambiente político e econômico mundial permaneça volátil.

 

O BMW Group reafirma sua meta para o ano. “Prevemos aumentos sutis e, portanto, valores recordes, para o volume de vendas no segmento automotivo e os lucros antes dos impostos em 2016,” declarou Krüger. Com suas marcas premium – BMW, MINI e Rolls-Royce – o BMW Group tem a firme intenção de permanecer como fabricante líder mundial de veículos premium em 2016.

 

As receitas do segmento automotivo devem crescer ligeiramente ao longo do ano como um todo, como consequência do maior volume de vendas. A margem EBIT do segmento automotivo em 2016 é prevista para permanecer dentro do intervalo alvo entre 8 e 10%.

 

O BMW Group espera que o segmento de motocicletas continue sua tendência ascendente para o restante do ano. Os novos modelos R NineT Scrambler e G 310 R deram fôlego adicional ao portfólio de produtos e estão atraindo novos grupos de clientes. Espera-se um sólido (anteriormente: sutil) aumento ano a ano no volume de vendas até o final do ano.

 

Em relação ao segmento de Serviços Financeiros, a expectativa é de manutenção do bom desempenho obtido até agora. Apesar do aumento da demanda por capital próprio em todo o mundo, para o exercício financeiro de 2016 o BMW Group prevê um retorno sobre o patrimônio (RoE) alinhado com o nível do ano anterior (2015: 20,2%), mais uma vez acima da meta de pelo menos 18%.

 

As previsões para o ano atual se baseiam no pressuposto de que as condições econômicas mundiais não mudarão de forma significativa.

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