FiatNacionaisNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliamos a Toro Freedom 2.4 automática, conforto, dirigibilidade e muita força.

Nesta semana apresentamos a avaliação do Fiat Toro Freedom 2.4 automática; uma picape que une o conforto, a dirigibilidade e uma bela força bruta.

A vinda do motor 2.4 Tigershark Multiair Flex para a Fiat Toro, proporcionou mais fôlego à picape. O atrito interno foi diminuído utilizando pistões com altura reduzida, revestimento especial e pinos flutuantes para reduzir o peso e a inércia. O virabrequim forjado possui oito contrapesos garantindo baixa vibração e maior resistência/durabilidade.

Em nome da eficiência energética, o 2.4 Tigershark — nome escolhido em homenagem ao Tubarão Tigre — traz o sistema Multiair2, possibilitando variar o tempo e abertura das válvulas de admissão melhorando a queima do combustível e diminuindo as emissões. Além disso, foram aplicadas bobinas de ignição, velas com eletrodos de platina e irídio, bomba de combustível e ventilador do radiador com gerenciamento eletrônico, alternador inteligente (recarrega a bateria nas desacelerações ou frenagens), correia Poli-V secundária com tensionador automático, balancins com tratamento especial nas áreas de contato e corrente metálica Silent Chain (dispensa manutenção e assegura baixo ruído de trabalho). Já o sistema de partida a frio dispensou o tanquinho de gasolina.

Motor

São 174 cv/23,6 kgfm e 186 cv/24,9 kgfm (g/e).  Esse desempenho, associado ao peso menor da picape da Fiat comparada aos modelos médios, faz a Toro transmitir boas respostas desde cedo mostrando disposição em acelerar. Cerca de 91% do toque está disponível a baixas 2.000 rpm cooperando tanto na cidade, nas saídas de semáforos, quanto na estrada. A tecla Sport, quando acionada, muda a calibração do motor deixando o comportamento mais ágil. As trocas sequenciais de marchas podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante ou na alavanca.

O motor 2.4 16V deu um tempero a mais. E isso é ajudado pelo câmbio automático de nove marchas. Segundo o fabricante, não haverá uma opção manual e essa caixa AT9 utiliza a mesma relação e diferencial da versão a diesel Volcano. O sistema start-stop funciona de forma suave ao desligar e religar o motor durante breves paradas. Aliás, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a Toro 2.4 16V tem nota C (geral) e A (categoria picape).

O motor 2.4 funciona de forma suave e, ao esticar as marchas, pouco ruído é passado para dentro da cabine. A dinâmica sempre foi um ponto alto e as suspensões ganharam mais atenção. A dianteira teve a carga revista, enquanto a traseira utiliza o conjunto das versões a diesel, de onde também vêm os freios. A tração é 4×2. E uma opção 4×4 está descartada. Em segurança, há de série controle de tração e estabilidade, sistema anti capotamento, assistente de partida em rampas e controle da pressão dos pneus.

Consumo

No transcorrer da nossa avaliação, constatamos que o consumo da Toro Freedom 2.4 é normal levando-se em conta que estamos em uma picape relativamente pesada. Na cidade andamos com 8,1 Km/L no etanol e na estrada 11,4 Km/L também com etanol.

Parte Interna

O interior da caminhonete também é um ponto positivo, uma vez que a montadora italiana pensou nos detalhes que facilitam a vida do motorista e dos passageiros. Não há tantos compartimentos para copos, óculos de sol e celular, mas o painel tem acabamento black piano.

A central multimídia da Toro também merece destaque; tem a tela sensível ao toque, conta com GPS nativo, além de rádio, Bluetooth e câmera de ré,  o visor tem o tamanho de 5 polegadas.

O conforto dos bancos tanto para o motorista, quanto aos passageiros é outro ponto forte da caminhonete; fazendo com que as viagens mais longas não sejam sentidas.

Parte Externa

A lateral é marcada por elementos como as barras longitudinais de teto (que são mais compridas quando não há o teto solar) e pela linha de cintura elevada. Os vincos fortes nas portas e em torno dos para-lamas sugerem robustez. As rodas de 17 polegadas são diamantadas, com raios pintados internamente de preto. A abertura da tampa do tanque de combustível é feita ao apertá-la.

Já a traseira traz lanternas delgadas com luzes de seta ao centro (protegidas por uma lente com vários triângulos sobrepostos), tampa traseira bipartida (mais prática na grande maioria das situações, com abertura por botão da porta esquerda e por alavanca da parte direita), além do para-choque pronunciado, com moldura cromada e as luzes de neblina (que só acende se os faróis também forem acionados) e de ré. O Toro não apenas continua sendo elogiado pelo estilo após um ano, como também segue sendo exclusividade do mercado brasileiro.

Na parte dianteira se caracteriza pelo conjunto óptico desmembrado em três setores: acima ficam as luzes de LED e piscas, seguidos junto à grade dos faróis baixo e alto, enquanto o para-choque abriga os faróis de neblina com função direcional (basta acionar a haste de seta a até 40 km/h para que eles acendam para ajudar a iluminar nas curvas).

Recomendamos a compra?

Sim, para os apaixonados por caminhonete (picape) que se dividem entre a cidade e o campo a Toro Freedom 2.4 automática é uma excelente pedida; pois alia o conforto, a segurança, além de sua dirigibilidade.

Galeria de Imagens

Na próxima semana apresentaremos o clipe com mais algumas imagens da FIAT TORO FREEDOM 2.4 AT.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *