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Avaliação da semana – A Triumph Daytona 675 é um foguete inglês.

Poucos meses depois do lançamento da superesportiva Daytona 675 R no mercado brasileiro, a Triumph mostra ao público a versão mais “comportada” da linha, a Daytona 675. O novo modelo foi equipado com o mesmo conjunto mecânico da Daytona 675 R, mas passou por algumas modificações tecnológicas que o tornaram mais “dócil” para a pilotagem nas ruas e, ainda, reduziram o seu preço final para o consumidor.

A maior parte das diferenças aparece no conjunto de suspensões e freios. A suspensão dianteira, por exemplo, agora da marca Kayaba, conta com garfos invertidos de 41 mm, regulagem de amortecimento de pré-carga, retorno e compressão de alta/baixa velocidade, com curso de 110 mm. Na traseira, também da marca Kayaba, há um amortecedor único com reservatório extra, regulagem de amortecimento de pré-carga, retorno e compressão de alta/baixa velocidade e curso de 129 mm. Nos freios dianteiros, os pistões da Daytona 675 são da marca Nissin e o sistema ABS é comutável (liga ou desliga) como item de série.

Externamente, alguns detalhes também identificam o novo modelo. A motocicleta vem equipada, por exemplo, com painéis de preenchimento de carenagem de fibra de carbono com visual bem atraente, no lugar dos painéis pretos do outro modelo. Além disso, também conta com um para-lamas frontal de fibra de carbono.

A linha Daytona foi totalmente remodelada, após três anos de desenvolvimento, pela engenharia da Triumph. As duas versões são equipadas com o clássico motor Triumph de três cilindros em linha, com 675 cc e 128 cavalos de potência. Referência absoluta no segmento desde o seu lançamento, a Daytona 675 definiu novos padrões para as superesportivas, passando rapidamente a ser reconhecida como a moto mais rápida na pista e a melhor para andar na estrada, além de contar com características que lhe conferem personalidade própria, ao contrário de outras esportivas do mercado.

Para desenvolver a nova versão, a missão dos engenheiros da marca não foi fácil: manter tudo que é exclusivo e atraente na Daytona 675, porém usando a experiência adquirida nas pistas e na estrada com o modelo anterior, combinada com os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de engenharia e concepção, para criar um modelo mais rápido, de melhor dirigibilidade, mais fácil de andar e, portanto, perfeitamente adequado à segunda década do século 21. Como resultado, nasceu uma moto mais leve, mais potente, mais rápida, mais bonita, mais segura e que oferece ainda mais prazer para o seu piloto.

A Triumph Daytona ainda recebeu uma nova e exclusiva embreagem, com sistema deslizante slip-assist, que exige atuação significativamente mais leve na alavanca, e também ajuda a prevenir que a roda traseira trave durante uma frenagem brusca. Este mecanismo é auxiliado pelo gerenciamento do motor, que abre as borboletas do acelerador nessas circunstâncias para reduzir a frenagem do propulsor.

Complementando o sistema de transmissão, o modelo também possui como acessório o moderno sistema quick-shift de mudança rápida das marchas, que foi reprogramado nesta nova versão para oferecer mudanças ainda mais rápidas e suaves. O recurso modifica o tempo de corte da ignição de acordo com a velocidade e a carga do motor, proporcionando uma mudança de velocidade suave sob condições de alta velocidade na pista e também em pilotagem moderada nas ruas.

Um grande esforço foi feito para conseguir uma maior centralização da massa da moto, um fator crucial na melhoria da agilidade, pois a concentração das massas no centro leva à redução da resistência às mudanças de direção. Patinadores no gelo exploram isso quando estão girando. Com os braços completamente estendidos e a massa bem espalhada, giram lentamente, então quando recolhem os braços, sem alteração na massa total, giram cada vez mais rápidos. A energia utilizada para girar com os braços estendidos é capaz de fazê-los girar muito mais rápido quando sua massa está centralizada.

O mesmo se aplica a uma motocicleta, que chega numa curva em um sentido e deve sair dela em outro. As forças necessárias para virá-la vêm dos pneus em atrito com o piso da estrada. Quando a moto está mais fácil de virar, há maior aderência para maiores ângulos de inclinação. A moto também responde mais prontamente aos comandos do piloto através do guidão, melhorando a agilidade.

Uma variedade de inovações foi desenvolvida para melhorar a centralização de massa da nova Daytona 675, como o novo posicionamento do sistema de escapamento, o novo subquadro traseiro, novos garfos e novas rodas. A alteração mais visível aconteceu no sistema de escapamento. O conjunto, incluindo seu silenciador, que antes ficava debaixo do assento, agora foi transferido para baixo do motor, o que melhorou ainda mais a dirigibilidade da nova Daytona.

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Esta nova localização indica que a massa do escapamento foi levada para muito mais perto do centro da motocicleta, uma estratégia que também contribui para deixar a moto mais rápida nas curvas. As rodas e os garfos ficaram mais leves e a distância entre eixos foi reduzida, inovações que trouxeram melhorias significativas no desempenho geral da motocicleta. Para se ter ideia, só a roda traseira ficou 500 gramas mais leve.

A motocicleta é equipada, de série, com o mais moderno sistema de freios ABS regulável do mercado. Seu conjunto pesa somente 1,5 kg e conta com sofisticações como sua configuração de pista, que permite a derrapagem da roda traseira para aumentar a segurança do piloto. O sistema também permite uma frenagem mais agressiva em boas condições, o que significa que o ABS só será ativado ao atravessar superfícies molhadas ou a lateral da pista. Em pista seca perfeita, o piloto não vai nem notar o funcionamento do sistema ABS.

O quadro é semelhante ao do modelo anterior, porém é uma nova concepção feita com oito peças fundidas – em vez de 11. Isto resulta em menos soldas e numa construção mais leve, sem perda de resistência ou rigidez. A geometria foi melhorada, com uma mudança no ângulo de inclinação, agora de 22,9 graus, e uma redução da distância horizontal para 87,2 mm. A posição do pivô da balança é regulável para ajudar o piloto a personalizar a dirigibilidade de acordo com o seu estilo e as condições de condução.

A posição de pilotagem foi ligeiramente levantada e inclui uma pequena redução na altura do banco (agora com 820 mm), mas ainda é uma postura de pilotagem superesportiva, completa e projetada para o controle ideal em condições de pista. A carenagem é toda nova e representa uma evolução significativa em relação ao modelo antigo, com uma aparência mais elegante e mais agressiva.

A moto será lançada no Brasil em quatro cores: Preto Phantom/Grafite, Branco Crystal/Azul Sapphire e Vermelho Diablo/Preto Jet.

Considerações Gerais

A Triumph Motorcycles foi um dos destaques do prêmio “Moto do Ano” 2015, promovido pela revista Duas Rodas, levando o prêmio de Moto do Ano na categoria “Sport”, com a Daytona 675. Em todo seu design a nova Daytona 675 inspira total confiança. Mais potência, mais leve e mais fácil de pilotar, a ambição dos nossos engenheiros era simples: criar a motocicleta mais perfeitamente equilibrada. Uma mistura igual de torque, resposta, agilidade, estabilidade e propósito. O resultado é uma motocicleta com potência, desempenho e condução exclusivos em sua classe. A moto que irá inspirar confiança total. É tão bom boa quanto parece, em todos os detalhes. O motor é completamente novo com injetores duplos por cilindro, válvulas de titânio, e rotações máximas de 14.400, e um som emocionante. É mais rápida na pista, melhor na estrada e ainda mais gratificante possuí-la.

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Motor – Partes Internas (Injetores e Válvulas)

Com injetores duplos por cilindro a nova Daytona pode puxar mais combustível mais rápido quando você abre o acelerador totalmente e exige mais do motor. Pela primeira vez em uma Triumph de produção, foi equipada com válvulas de titânio substancialmente mais leves para enfrentar melhor com as rotações mais altas. Isto também significa que molas mais leves nas válvulas podem ser usadas, reduzindo o desgaste e o atrito do trem de válvulas. Sabia-se que a redução de peso era suficiente para proporcionar o espaço para adicionar mais metal nas válvulas sem comprometer o trem de válvulas, assim a parte superior da cabeça da válvula foi reformulada para melhorar o fluxo de gás em torno da válvula para dentro da câmara de combustão. Isso significa melhor eficiência e um aumento no torque em rotações baixas e médias.

Desempenho

Foi construído um novo motor da Daytona com um curso mais curto que permitiu aumentar o teto da rotação mais alta em 500rpm para 14.400 e aumentar a potência para 128PS e torque de máximo para 75Nm. O bloco de cilindros agora fundido separadamente do bloco superior do motor para suportar pressões mais elevadas, mais torque e mais potência. Assim, o novo motor agora lhe oferece maior potência por mais tempo. Oferecendo ainda mais desempenho da motocicleta e também mostrando mais o piloto que há em você.

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Som

Foi ampliado o fluxo de ar pelo cabeçote, de forma que a boca de admissão está posicionada na zona de maior pressão no centro e na parte da frente da motocicleta. Isso melhora a eficiência do fluxo, de modo que o ar passa em linha reta pelo centro do cabeçote para caixa de ar. E, quando o ar passa pelo centro da área do cockpit, é possível ouvir o distinto som da admissão de um três cilindros. Não apenas o volume do som se torna melhor, este agora está presente em toda uma faixa muito mais extensa de rotações para uma condução mais focada e mais envolvente, como nunca antes.

Suspensão

Suspensão dianteira e traseira KYB que evidentemente permite ajuste total. Tanto a suspensão dianteira como a traseira tem a vantagem adicional de ajuste de amortecimento de compressão de baixa e alta velocidade, tornando a Daytona tolerante na estrada, e focada na pista.

Rodas e Pneus

Algo tão simples como a redução do peso das rodas pode ter um enorme efeito na condução. Rodas mais leves reduzem a massa não suspensa e minimizam o efeito giroscópico da roda ao girar. Isto facilita entrar e manter a linha da motocicleta em uma curva. Vem equipada com pneus Pirelli SuperCorsa, desenvolvidos em corridas, oferecendo aderência para acompanhar os ângulos mais inclinados.

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Amortecimento de Direção

A nova Daytona 675 está equipada com a última geração de garfos KYB, com cartuchos fixos no centro que usam um cartucho de amortecimento interno, firmemente posicionado em ambas as extremidades, em vez de flutuar em uma extremidade como nos designs convencionais. Com paredes mais finas, possui mais espaço para o pistão de amortecimento, permitindo o uso de um diâmetro maior, melhorando a precisão de amortecimento.

Centralização de Massa

Com o silenciador deslocado para a parte inferior do motor, rápidas mudanças de direção são agora mais fáceis e mais controláveis. O comando do piloto é recompensado com uma resposta extremamente controlável. A concentração da maior parte da massa da motocicleta no centro aumentou a agilidade e a aderência da Daytona 675, permitindo maiores ângulos de inclinação em curvas. E você vai notar que a motocicleta agora responde mais prontamente aos seus comandos no guidão.

Quadro

O quadro da nova Daytona 675 passa por oito fundições. Isso permite menos soldas e uma construção mais leve, sem perda de resistência e rigidez para uma condução mais focada. Melhorou a geometria com uma mudança no ângulo de inclinação de 23,9° para 22,9° e uma redução na distância horizontal de 89,1 mm para 87,2 mm. E agora, a posição do pivô do braço oscilante tem ajuste para você adequar a condução de forma mais precisa ao seu estilo e as condições de pilotagem.

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Braço Oscilante

O novo braço oscilante em alumínio rígido da Daytona 675 foi projetado de forma assimétrica para abrir espaço para o sistema de escapamento melhorado. Agora com o pivô regulável é possível personalizar a geometria da moto, ajustando-a para se adequar ao seu estilo e condições de pilotagem.

Freios

Pinças radiais Nissin na dianteira, oferecem incrível poder de frenagem e uma sensação de confiança na alavanca de freio. A pinça Brembo na traseira é mais leve que antes, ajudando a reduzir a massa não suspensa, o que melhora ainda mais a condução e a agilidade.

Posição de Pilotagem

A posição de pilotagem foi melhorada, elevando um pouco o guidão e incluindo uma redução de 10 mm de altura do assento. Ainda uma postura de pilotagem com foco superesportivo projetada para obter o melhor do piloto em condições de pista.

ABS Regulável

Nosso novo sistema ABS é regulável e inclui um modo de pista com uma intervenção atrasada, minimização do controle de elevação da roda traseira e a facilidade para deslizar a roda traseira em entrada de curvas. É útil para prevenir o travamento da roda ao atingir pista molhada ou depois da má avaliação de uma curva ao frear em uma superfície escorregadia como a grama.

EMBREAGEM COM SISTEMA SLIP-ASSIST

Com uma embreagem com sistema slip-assit significa que a redução severa de marchas não resulta no travamento da roda traseira. Sua função também é de deixar o acionamento da alavanca de embreagem mais leve e suave.

INSTRUMENTOS – COMPUTADOR

Os instrumentos apresentam um marcador de voltas, dois computadores de bordo, indicadores de troca de marchas, luzes de marcha engatada, relógio, e pode ser configurado para mostrar medidor de combustível, a pressão dos pneus (caso o opcional Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus estiver instalado) e ABS Regulável. Assim você sabe mais do que está acontecendo enquanto você viaja.

LUZES PROGRAMÁVEIS

Indicadores de mudança de marcha programáveis permitem a configuração manual da rotação você deseja que as luzes se acendam e indiquem a mudança de marcha.

PLACA DA LICENÇA E INDICADORES DE DIREÇÃO REMOVÍVEIS

É possível remover rapidamente o elegante suporte da placa de licença e dos indicadores de direção traseiros para uso em dia de treino na pista. TPMS (OPCIONAL) Para uma motocicleta aperfeiçoada como a Daytona 675, alteração na pressão dos pneus pode afetar a condução. O sistema de monitoramento da pressão dos pneus irá informá-lo de qualquer alteração na pressão, na pista ou na estrada, antes que este se torne um problema.

IMOBILIZADOR

Para proteger a sua Daytona do tipo errado de atenção, foi adicionado um sistema de segurança de alta tecnologia que detecta um microchip no corpo da chave e se ele não estiver presente o sistema de ignição é desativado. Isto impede que uma cópia da chave correta seja utilizada para ligar a motocicleta.

GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A Triumph oferece a você uma garantia de dois anos com quilometragem ilimitada para sua nova Triumph e Acessórios Originais. Junto com nosso conhecimento oferecemos a você 12 meses de garantia com quilometragem ilimitada em peças de reposição.
A Daytona 675 tem 6.000 milhas (10.000 Km) de intervalos de manutenção.

CONCLUSÃO:

A maior parte das diferenças aparece no conjunto de suspensões e freios. A suspensão dianteira, por exemplo, agora da marca Kayaba, conta com garfos invertidos de 41 mm, regulagem de amortecimento de pré-carga, retorno e compressão de alta/baixa velocidade, com curso de 110 mm. Na traseira, também da marca Kayaba, há um amortecedor único com reservatório extra, regulagem de amortecimento de pré-carga, retorno e compressão de alta/baixa velocidade e curso de 129 mm. Nos freios dianteiros, os pistões da Daytona 675 são da marca Nissin e o sistema ABS é comutável (liga ou desliga) como item de série.

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